Será que, realmente, o amor não é para sempre? Por que ele não pode ser para sempre?

By Juuliana Priscila - 23:18

O título de hoje é uma pergunta que tem pairado sobre a minha cabeça faz um tempinho e que tem me levado a refletir sobre o assunto amor (em todos os âmbitos, mas muito mais sobre a questão do relacionamento homem e mulher). É um pouco dessas minhas reflexões que vou compartilhar aqui hoje.

Após ler um texto, que me irritou profundamente (rs'), onde afirmava que o amor não era para sempre e que tinha prazo de validade. Dizendo que é apenas algo que idealizamos porque os filmes, músicas, poesias, contos de fada e etc nos motivaram a isso. Depois passei a observar muitas histórias que chegavam até mim, fora o que via nas mídias e pensamentos compartilhados nelas.

Atualmente, tratamos o amor como um mero espetáculo, que tem hora para começar e terminar. Ele é amor até quando me satisfazer, mas deixará de ser quando começar a me machucar. O amor? Ah, acreditamos que ele seja purpurina e não cruz. É sempre um sentimento que não preciso me comprometer, ou que até aquele ponto eu vou, mas se passar disso "tchau e seja feliz". É, o amor está escorrendo pelas nossas mãos!

Lembro que, no texto em que li, afirmava que as mágoas e sofrimentos matam o amor, e engraçado, quando ao ler isso, pensei em Jesus que teve seu corpo todo marcado e viu muitos que amava o negando mas não desistiu de amar NENHUM DELES, muito pelo contrário quanto mais sofria mais amava. Comecei a lembrar de tantas histórias que pude conhecer em que mulheres e homens acreditaram na pessoa em que amava mesmo ela sendo um nada, não tendo mais o "fogo da paixão" e não tendo mais "motivos", segundo as pessoas, para continuar sendo amada. Mas ao final tudo valeu a pena. Então posso afirmar que, o que mata o amor é a vivência dele errada! O que mata o amor é usar ele como um objeto para satisfazer meus desejos! 

Não! O amor não é o que achamos ou entendemos quando vemos um conto de fada ou filme, como foi dito naquele texto, ou ainda como é gritado por muitos. Aliás, não sei dá onde que tiramos isso, porque se formos analisar cada história vamos ver que há figuras de linguagem que mostram que o amor não é só sentimento e que haverá sim sofrimento, já falei sobre isso aqui.

Uma coisa que concordei com o texto lá (rs') é quando este afirma que "ninguém casa, muda de casa, tem filhos e etc pensando no fim", isso é um fato! Ninguém pensa realmente, mas muitos não fazem para que chegue ao fim. Sim, é ai que está o X da coisa toda, pensamos e idealizamos, mas quando precisamos colocar em prática fazemos o contrário das nossas teorias. As pessoas querem e sonham com um relacionamento que dure para sempre, como nos contos de fadas (rs'), mas não tem as atitudes. Quer um exemplo? Vamos lá! Começo a namorar com alguém que sou louca de amores, mas se essa pessoa não faz o que eu quero ou me satisfaz já é motivo para eu deixar de amá-la ou querer dar um pé na bunda. Fora quando não utilizo a desculpa "não me merece" (entre tantas outras). Ou ainda, quando eu já começo um relacionamento pensando, vou tentar, se não der certo vou para a próxima opção.

O problema é que estamos achando que o amor é o "meteoro da paixão", como canta o Luan Santana, e cara não é isso! Precisamos acordar para aquilo que ele (o amor) realmente é! O amor, o amor de verdade, é renuncia, doação sem pensar NADA em troca, é perdoar constantemente e depositar um voto de confiança mesmo depois de muitas vaciladas. É lutar pelo outro quando ele menos merecer, mas quando a pessoa realmente precisar. É acreditar quando ninguém mais acredita. O amor é muito mais decisão de prosseguir do que sentimento. O amor é para quem quer fazer dar certo e não para quem quer tentar! O amor não é para os fracos, mas para os corajosos! Ele não é para os iludidos mas para os lúcidos! 

Finalizo este texto enorme (rs') convidando a você refletir: Eu, realmente, sei o que é amar ou ainda estou na superfície? Eu, realmente, amo quem está ao meu lado ou estou vivendo uma caricatura do amor? 

Espero que essas reflexões te levem a encontrar o amor, a sua verdadeira essência, e que te faça ser exemplo para este mundo que se perdeu daquilo que é o verdadeiro amor! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários