Cara, fica quem quer!

By Juuliana Priscila - 00:13



Depois de muito tempo essa frase: fica quem quer, tem feito muito sentido e é muito atual. Como já disse aqui, várias vezes, o filme Tropa de Elite, seja o primeiro ou o segundo, tem muitas lições e a mais atual esta nessa pequena frase, que ele diz com tanta firmeza! 

Diante de tantas situações que tenho vivido e observado a vontade que eu tenho é de dizer esta frase da mesma maneira que o Capitão Nascimento: Fica quem quer! Mas por quê? Bom, porque, muitas vezes, percebo, dentro e fora da igreja (sim, vou incluir esta realidade também) pessoas que parecem estar se arrastando ou que estão como o outro personagem deste trecho do filme, arrumando desculpas porque está com medo. 

Parece que tem aumentado o número de pessoas que entram em um projeto e acabam não se comprometendo como aquela situação exige. Com isso acabam colocando um peso muito maior sobre o ombros dos outros membros, por quê? Porque a pessoa não está fazendo a sua parte! Quando entramos em um projeto, seja ele qual for, precisamos entender que, ali, cada pessoa tem uma "função" e se esta não faz aquilo que lhe cabe o grupo/equipe fica comprometido e os resultados demoram para ser alcançados, ou nem acontecem. 

Tantas pessoas dizem "sim", no começo com a maior empolgação, mas com o passar do tempo, pela falta de constância, acabam desanimando ou perdendo o sentido do motivo da sua resposta, da sua escolha. Acabam arrumando desculpas, obstáculos e deixando o desanimo e falta de vontade tomar conta. Porém, o mais engraçado é que, por vezes, essas pessoas não querem mais estar ali, começam a falar mal, arrumar defeitos ou a "gorar" todo o processo mas "não largam o osso". Agem como se fosse obrigação estar ali, mas não estão, ou não querem, ver o quanto estão prejudicando o andamento das coisas e irritando as pessoas (rs').

Uma coisa que eu aprendi é: "Que o seu sim seja sim e o não seja não". Na vida, seja na área que for, não dá para ficarmos em cima do muro, ou agindo desta maneira. Temos que ser/fazer ou não. O quanto, hoje em dia, falta pessoas assim decididas a ir até as últimas consequências das suas escolhas, assumir aquilo que gritaram tanto ao mundo que queriam. O quanto falta pessoas firmes nos trilhos do trem da vida. E mais, o quanto há pessoas que vivem apenas de momentos, de fogo, empolgação e não da realidade, que não é menos eletrizante quanto essas coisas. 

O quanto ver e viver essas coisas e com pessoas assim cansa, foi isso que aconteceu com o Capitão Nascimento no trecho que compartilhei. Ele estava empenhado em fazer a justiça com as próprias mãos, e não ia descansar até conseguir, e no meio de toda aquela corrida, só porque não tinham encontrado o que queriam ainda, o seu colega começa a dar motivos para não prosseguir. O Capitão, que nem é esquentadinho (rs') já solta logo a frase do nosso título de hoje. Porque esse tipo de atitude, passividade e recuo, era tudo o que ele menos precisava naquele momento, estava pouco se lixando para o auê que iam fazer, só queria prosseguir. Mas mesmo assim deixou o seu colega livre para fazer o que queria, porque ninguém é obrigado a nada! 

É exatamente assim que muitos se sentem quando se deparam com pessoas sem comprometido e que vivem no "mais ou menos", ou pela metade. E elas precisam entender de que você não é obrigado, fica/faz/luta se quer, se não "pega suas coisas" e vaza, só não atrapalha. Para de ficar travando todo um trabalho que poderia ter mais resultados! 

Desejo que o vídeo e o texto, de alguma maneira, te façam olhar para si e ver qual personagem
você é: Capitão Nascimento ou o outro policial? Se for o Capitão Nascimento, não fique carregando quem não quer, deixe a pessoa livre de forma bem clara, mostre para essa pessoa que ela tá atrapalhando e se ela não quiser melhorar que siga seu caminho. Agora, se você for o outro policial, cara, faz um favor? Ou fica ou sai de cima (como diz o ditado popular. rs'), para de ficar travando a vida dos outros. Entenda que você não é obrigado a nada, então não fica empurrando com a barriga tome uma atitude de permanecer de pé ou mudar o rumo, só não seja os espinhos e galhos que atrapalham o caminho dos que estão a sua volta.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários