O Valter (aqui vou chamá-lo assim. rs') tem 27 anos e é casado com a Ângela, tem sangue mineiro e acredito muito que isso é visível na maneira como ele trabalha, porque nem percebemos a presença dele quando está fotografando e quando vemos o seu trabalho encontramos ângulos maravilhosos, sempre dizemos que ele é um homem invisível. Antes de descobrir essa sua grande paixão era assistente administrativo em uma contabilidade, em Guarulhos. O interesse pela fotografia despertou após comprar a sua primeira câmera fotográfica, aquelas compactas e amadoras, com o tempo notou que seria possível ganhar dinheiro extra com isso (tá ai outra qualidade dele alma empreendedora. rs'). Então passou a pesquisar sobre o assunto e encontrou muitas informações
interessantes que cativavam cada vez mais, foi ai que comprou uma câmera semi-profissional. Claro que ele não tinha noção nenhuma de como usá-la e fotografar, mas leu todo o manual, fuçava a câmera e apertava os botões, com isso descobriu as inúmeras funções de cada um. Como ele não tinha contato com nenhum fotógrafo pesquisou mais sobre o assunto na internet e na medida que estudava fazia o marketing boca a boca para o seu círculo de amizades, até que... surgiu os convites para fotografar aniversário e batizados. Durante muito tempo ele se dividiu entre os flashs e o escritório, atualmente largou o antigo emprego e tem se dedicado a fotografia, que virou o seu sustento. Além disso, terminou a graduação tecnológica em fotografia e participa de inúmeros cursos e palestras. Aqui no texto estão algumas fotos incríveis, que ele que começou "do nada", consegue captar.
Quando perguntamos sobre a sua trajetória afirmou que: "Na verdade eu não tinha a fotografia como um projeto para a minha vida, chegava a odiar uma câmera fotográfica, porém acredito que certas coisas na vida não somos nós que escolhemos, e sim, elas que nos escolhem e eu me considero um escolhido por essa arte. A cada dia que passa me apaixono mais pela arte de fotografar, de registrar os momentos únicos na vida das pessoas e de detalhar o que o olho humano é incapaz de enxergar. O diferencial que busco sempre colocar em cada clique da câmera é o foco em algo inusitado. Os detalhes são muito importantes e procuro destacar aquilo que ninguém observou naquele momento, mas que fará toda a diferença na imagem e trará boas lembranças para a história do cliente."
Diante da crise do nosso país quantas oportunidades podem ter surgido na sua vida e você nem notou? Ou ainda se sentiu incapaz de realizar ou que é complexo demais? No caso dele, a fotografia tem muitas técnicas mas ele foi atrás, claro que há um dom lindo, mas não parou nisso buscou e não deixou de fazer isso. Precisamos aprender a não parar nos desafios mas sim fazer deles o motivo para alcançarmos aquilo que vemos ao longe.
Espero que ao ler essa história aqueles seus sonhos tenham despertado e que seus olhos enxerguem as oportunidades simples que a vida tem dado, os sinais, para algo que você precisa investir. Dentro de você tenha surgido uma alma tão empreendedora quanto a dele. Transforme isso que esta em você em arte, assim como aconteceu com esta pessoa.
Agradeço, também ao meu amigo, Valter, que autorizou contar e partilhar o pouco da sua história neste dia tão especial para muitos. Uma forma de homenagear e valorizar aqueles que tem esse maravilhoso dom de falar com todos sem dizer uma só palavra. Portanto, finalizo este texto com a frase dele: "É possível fazer da fotografia uma poesia, uma arte a ser vista e revista em todos os dias de nossas vidas.".
*Se você quer conhecer mais o trabalho do Valter só clicar aqui
0 comentários