O sonho da formatura!

By Juuliana Priscila - 18:04

Meus títulos sempre entregam o que vai ser o assunto né? (rs') Mas essa é a intenção! 


Quem nunca sonhou em ter aquela beca e o chapéu de formatura? Desde o ensino fundamental e médio sonho com a cerimônia e a viagem, na faculdade então nem se fale, ter esse momento é como um selo "valeu a pena tudo o que eu vivi". Muitos deixam de fazer a formatura do fundamental e médio para investir pesado no final da graduação, não é? Pois é, eu fui uma dessas pessoas. Até porque minha família é enorme e se fosse para gastar com formatura teria que ser uma vez só, então eu optei pela faculdade já que era o MEU SONHO. Mas, nem sempre o que planejamos dá certo né? 

Antes de finalizar a minha graduação lembro que começou uns rumores de que não teríamos formatura e que a faculdade não estava organizando, até que algumas colegas foram atrás e descobriram que quem tinha que organizar éramos nós alunos (sendo que faltava pouco tempo para acabarmos). Claro que nos revoltamos muito, mas também podíamos ter visto antes né? Resultado: fiquei sem a cerimônia de formatura, sem todo aquele glamour que comentei no início. Não nego que fiquei chateada, muito mais quando via muitos amigos meus vivendo isso. Lembro que na colação de grau da minha mãe lembrava da minha faculdade e me doía tanto, mas outro lado ficava imensamente feliz por ela. Eu sempre gostei muito desses tipos de evento, porque em cada detalhe há um significado, mas também não morri por conta disso. 

Bom, você deve estar pensando: "Então esse texto é só para falar que você não teve formatura?". A-ha, não e você vai entender agora o porque! 

Um tempinho depois retirei meu diploma na secretária, esse foi o momento mais lindo, ver aquele papel com o meu nome e comprovando que eu consegui conquistar a minha graduação, naquele tempo pensei que essa era a única emoção que se aproximaria da formatura que eu sonhei. Ô coitada! Eu mal sabia o que a vida tinha me reservado. (rs')

Neste ano, 2015, fui convidada pelo meu coordenador nacional a participar da Escola Nacional de Comunicação, são 10 dias de intensa formação para os católicos carismáticos (sim, é da igreja. rs'). O valor era muito alto, e desempregada não teria como eu ir, então meu coordenador deu a vaga para mim, sim de graça! Só que eu não queria ir, porque tinha passado mais de 2 semanas longe de casa, em missão e estava totalmente acabada, quando ele fez o convite minha resposta era não mas ele insistiu muito. Eu então fui orar e dizer para Deus que eu não tinha forças e que não queria ir, não tinha condições, pois bem quando eu abri a bíblia (isso nunca aconteceu comigo) lá estava a passagem do Jovem Rico (Mat 19, 16-30), e é uma parábola, que na época, aparecia com muita constância onde quer que eu fosse, quando li logo pensei "Não, tá de brincadeira. Deus você não está entendendo? Eu estou cansada, não tem como eu ir" depois só senti assim "Você não cantou "Os meus passos são teus o meu próximo minuto é teu"? então filha". Na hora, eu levantei e aceitei o convite, dois dias depois disso lá estava eu indo para São José dos Campos e posso dizer para você, que não tinha condições físicas, eu estava passando muito mal. Quando cheguei lá, muito mais calor do que aqui (normalmente eu passo mal com essas temperaturas altas), tudo passou e eu aproveitei muito cada conteúdo que foi passado, meu coração pulava de alegria só de ouvir COMUNICAÇÃO. 

Tá, mas qual a relação disso tudo com a bendita formatura? Bom, no final das aulas teríamos um estágio e um dia antes de partimos para o evento que isso aconteceria, nossos professores informaram que teríamos uma formatura (aaaaah) para celebrar o momento, para colocarmos a nossa melhor roupa (eu nem tinha levado roupas chiques. rsrs'). Até ai tudo bem, pensei que seria algo MUITO simples e só simbólico, oh doce ilusão! No dia da formatura, teve até mesmo tapete vermelho, as turmas entraram, além da comunicação tinha outras áreas também, só quando sentei é que percebi que aquilo não era simbólico, era realmente uma FORMATURA, teve os agradecimentos, oratórias e até mesmo os juramentos, foi nessa hora que eu
percebi o porque de estar ali (ah, não teve a beca e o chapéu. rs'). Quando começamos o juramento eu comecei a lembrar que eu não tive formatura e que sempre quis ter uma, e no meu coração tinha uma certeza "Você não teve formatura no tempo da faculdade porque ela não é só uma profissão para você mas uma vocação, é algo para a vida toda, e era aqui que Eu queria que se formasse e fizesse o juramento para mim", preciso falar que eu chorei? Não né? (kkkk'). Depois, para finalizar, recebi o diploma das mãos de umas das missionárias mais conhecidas ao som de uma das músicas que mais amo, que honra! 

E foi assim que me formei como comunicadora e produtora publicitária, foi do jeito que sonhei? Não, foi MELHOR! Porque eu sempre busquei muitos significados e quer formatura mais significativa do que essa? Ter tido esse tipo de formatura não faz de mim alguém melhor do que meus colegas que fazem o juramento em uma cerimônia, de forma alguma, mas é a forma como a vida me chamou a ser. Este é o meu lugar ser comunicadora em todos os lugares e não apenas no trabalho, a comunicação e é para a vida TODA. Hoje, mais do que nunca sei que não fui eu que escolhi ser e trabalhar com isso mas eu que fui escolhida! Agradeço a Deus por este presente, pela paciência comigo e pela insistência do meu coordenador, não fosse por isso não teria vivido este momento tão importante. Além dos amigos que fiz neste pouco tempo mas que me ajudaram a crescer demais.

Duas coisas aprendi com essa situação: primeiro muitos sonhos não vão se realizar do jeito que eu quero ou no tempo que acho certo, e isso acontecer tenho que ter a certeza de que eles acontecerão no tempo certo e muito melhor do que imaginei, sim a vida e, principalmente, Deus pode e quer nos surpreender, precisamos deixar. Segundo que preciso observar os detalhes porque neles Deus nos direciona e mostra o que quer.

E ai, qual a lição que você precisa aprender com isso que contei hoje? 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários