O que esperar de 2021?

By Juuliana Priscila - 00:05


E o tão sonhado e esperado 2021 chegou, e o que podemos esperar dele? Depois de pensar em tudo e ao mesmo tempo em nada, a resposta que encontramos aqui foi: Não espere nada desse ano e nem de ninguém.

Vamos fazer uma retrospectiva, 2020 foi um ano que nunca imaginamos que viveríamos, foi uma mistura de um filme de ficção científica com terror. Ao mesmo tempo que vimos tantas notícias ruins, não conseguíamos ver o motivo e nem o fio de esperança em nosso coração. Quanto mais pensávamos que ia mudar os dias nos surpreendiam negativamente. Pelo menos era assim que vímos nós 365 dias de 2020.

Foi um ano que nos levou ao limite da dor, da irritação, impaciência e tantos outros sentimentos escondidos em nós. Nós afastamos de quem amamos por um período e até mesmo eternamente. Um ano que trouxe frustração a cada fio de esperança que tínhamos.

Criamos tantas teorias e achamos que tudo ia mudar, que a situação uma hora ia mudar. Mas nos faltava força ou vergonha na cara mesmo de entender que a mudança deveria começar por cada um de nós.

Não víamos a hora de 2020 ir embora, o desejo do nosso coração era apagar todo esse pesadelo que o mundo viveu. 2021 chegou para que nosso coração dissesse: "Acabou, agora sim posso descansar…"... Mas quanto engano!

2021 chegou, mas nada mudou! Tudo continua na mesma! O mundo continua infectado e morrendo por aquilo que é invisível aos nossos olhos, as pessoas continuam cegas, nossos trabalhos e problemas continuam penosos. A nossa viagem de final de ano só serviu para tirar umas fotos e registrar que conseguimos finalizar o ano, ao menos vivos. Acabados, mas vivos!

Talvez, só talvez, acordamos e vimos que a virada do ano não adianta nada se a mudança não começar de mim. Talvez seja a hora de entendermos e pararmos de exigir que o mundo mude e que tudo acabe, passarmos a dizer para nós mesmos que eu preciso mudar!


Se preciso emagrecer ou engordar, eu preciso parar de me alimentar errado e deixar o sedentarismo. Se quero minha família mais unida, preciso estar mais presente na vida de cada membro dela. Se não quero mais ser cobrado pelo outro, tenho que dar o melhor e não revidar. Se quero ser valorizado, eu tenho que valorizar … Enfim, se eu quero, sou eu que preciso tomar uma atitude. Não para mudar o outro, mas para mudar o meu mundo. Para que as trevas do meu mundo dê espaço para a luz.

Ao contrário do que foi dito nós 365 dias de 2020, me fechar, me afastar e me trancar, não resolve nada se eu não faço a minha parte de cuidar de mim e dos outros. Não é me fechar no meu mundo, mas é mudar o meu mundo e me abrir ao bem que há no mundo. Na prática, aprendemos que nosso discurso de "fechar em si mesmo" só piora nosso egoísmo, arrogância e prepotência.

Talvez, e só talvez, se tivéssemos aprendido as teorias que a vida nos mostrava em 2019, não teríamos passado pela metade do que vivemos 2020. Sim, se tivéssemos amor ao próximo, cuidassemos do nosso próprio corpo e nos preocupassemos com a moda família, pensássemos menos em farra e na "minha felicidade" o tal Corona Vírus não teria se espalhado desta forma.

Por isso que aprendi a não esperar que o mundo mude depois da virada do ano, mas que eu preciso levantar e dar passos para que minha vida seja do jeito que tanto sonho.


Feliz 2020 e que façamos a nossa parte! Deus nos abençoe e nos guarde!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários