Pandemia: real preservação da vida ou palanque político?

By Juuliana Priscila - 10:26


Vamos de mais contribuição dos nossos leitores, gosto assim! 

Diante do cenário de pandemia que estamos enfrentando, diversos são os discursos políticos, todos com o intuito de que acreditemos que estão sempre pensando no bem da população. 

As medidas de prevenção adotadas pelas autoridades vêm sempre acompanhadas do discurso “nossa preocupação é preservar as vidas”, “precisamos priorizar a vida e saúde da população”, “a vida em primeiro lugar” e tantas outras frases. 

Mas será que realmente todos os políticos estão tão preocupados assim com a vida da população como fazem crer em seus discursos?

As notícias sobre a pandemia da Covid-19 já vinham à tona desde o seu início na China, a qual rapidamente se alastrou por diversos países. 

Considerando a rápida transmissão do vírus pelo mundo, bem como a possibilidade de o Brasil também ser vítima dessa pandemia, chegou-se a questionar a realização do carnaval, uma vez que a referida festividade reúne pessoas de todo o mundo. No entanto, a mesma fora mantida pelas autoridades dos estados, tendo o vírus chegado ao Brasil logo na sequência. 

Ora, se realmente tais autoridades sempre estiveram tão preocupadas com as vidas, porque as medidas de prevenção já não foram adotadas logo no início? 

Se de fato a preocupação são as vidas e não a economia, porque lá atrás não abriu-se mão de uma festa que movimenta significamente a economia dos estados para preservar as vidas, uma vez que as aglomerações de pessoas vindas do mundo todo em uma festa carnavalesca poderia sim ser uma fonte de propagação do vírus? 

Será que todos esses discursos são realmente de quem se preocupa com a vida ou de quem apenas quer divergir de seus adversários políticos e construir antecipadamente seus palanques de campanha? 

Agora todo mundo quer ser herói, político que fez o bem para a população, o eficiente... Mas será porque de fato as vidas são importantes ou porque é preciso desde já traçar um caminho para as próximas eleições? 

A saúde há tempos está precária, falta de leitos, profissionais, de atendimento básico. A saúde sempre foi tema de campanha política, mas a desculpa da falta de verba sempre serviu de “muleta” para cumprir com o prometido, mas incrivelmente uma pandemia conseguiu levantar até hospitais de campanha rapidamente. Será que realmente nunca houve verba para investir na saúde?

Devemos ficar atentos e buscar informações precisas, não apenas nos deixar convencermos pelo o que a mídia quer que acreditemos. Por trás de todos esses discursos, há muito interesse político que nossos olhos não veem. 

Será que quando tudo isso passar, a vida e a saúde continuarão sendo prioridade? É preciso refletir!

Escrito por: Bruna Neri

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários