Escolhas e decisões? Pare e pense...

By Juuliana Priscila - 12:30

Juliana - Escolhas e decisões
Escolha e decisão, tá ai duas palavras que são simples na teoria mas na prática aperto o nosso calo! Elas trazem consigo inúmeras reflexões, confusões, incertezas e "dores". Por mais que seja algo bobo nós sempre colocamos a mão na cabeça e olhamos com aquela cara "E agora?".

Como se não bastasse tudo isso que elas geram em nós muitas vezes, nesses momentos, surge sempre alguém para dizer que você está demorando para se decidir ou inúmeras perguntas que só te deixando mais confuso, e, algumas vezes, ansioso e desesperado. Porque não basta nós nos pressionarmos tem que vir alguém para "ajudar" a dar uma emoção maior, não é mesmo?! 

Quem dera que esse tipo de situação fosse apenas mais uma história ou uma cena de novela, ela acontece com frequência na vida de muitos. A vida exige de nós constantes escolhas e decisões. Foi por isso que pensei em escrever sobre esse assunto, por que é algo que tem sido constante em minha vida, me decidir por situações, que não são fáceis de escolher.

Juliana - caminho a seguir
Mas por quê é tão penoso colocar em prática essas duas palavrinhas? Pesquisando sobre isso encontrei um texto no site da Canção Nova que diz "implica escolher uma coisa e abrir mão de outra" e que muitas vezes não é ruim. Quando li essa frase fez toda a diferença, por mais que seja óbvio. Você lembra que no texto de ontem eu disse sobre as mudanças e os improvisos que a vida traz? Então, muitas vezes nós estamos com algo que amamos, nos faz bem e tantas outras coisas mas simplesmente do nada aparece algo que nos traz a mesma coisa, porém em determinado momento será preciso escolher entre um e outro, é ai que a vida começa as as fortes emoções. rs'

O momento em que os caminhos se dividem e que você precisa escolher, porque não é possível andar com um pé lá e outro cá. É ai que você precisa parar, refletir, fazer memória de tudo o que viveu e colocar na balança (para aqueles que acreditam em Deus, orar), então pesar o que vai valer a pena seguir. Para algumas pessoas e alguns momentos isso leva tempo, exige mais análises, porque você sabe que não é qualquer coisa, tanto um quanto o outro. Quando estamos envolvidos nas situações temos a tendência a ser movidos pelos sentimos e não analisamos direito. Nem sempre as pessoas que estão ao nosso redor entendem isso e acabam até mesmo nos atrapalhando.

Houve uma vez que uma pessoa disse assim "Nossa Jú, você demora demais para se decidir" aquilo me doeu tanto e dentro de mim parecia um mar agitado, porque eu já sou extremamente ansiosa e me pressionou, claro que essa frase só piorou. Mas depois que ouvi isso comecei a pensar se eu realmente pensava demais e se estava demorando para tomar uma decisão, até que cheguei a conclusão de que sempre que eu precisava tomar uma decisão eu demorava, sempre foi um longo processo, não por ser acomodada mas porque tenho a necessidade de analisar, pensar e refletir nas possíveis consequências, se aquilo valerá a pena. Além disso, percebi que sempre que eu "demorava" para escolher qual o caminho seguiria o resultado era de que eu não olhava para trás e nem ao menos tinha vontade de retroceder na minha escolha. Como dizia minha vózinha "Se eu disser sim será para sempre".  Depois de toda essa reflexão, vi que foi necessário ter ouvido aquela frase para entender quem eu sou e o quanto as pessoas tem uma visão micro daquilo que estamos vivendo. 

Pare, olhe e pense
Diante dessa minha pequena experiência digo para você que precisa tomar uma decisão ou escolher algo, não vai ser fácil e, muitas vezes, levará um tempo para encontrar a resposta de qual caminho deve seguir. Por isso, seja qual for a situação que precisa escolher hoje pare e pense, análise e faça memória de tudo o que já viveu nos dois ou vários caminhos, se acredita em Deus entregue nas mãos dele e peça direcionamento. Além de pedir ajuda para alguém que confie e que não esteja envolvido com a situação, não saia falando para todo mundo porque isso pode piorar o mar agitado e te deixar mais "afobado" ainda, não pense, também, que a pessoa lhe dará a resposta, será apenas um direcionamento porque quem dará o passo é você!

Se a situação está te pressionando e um mar de sentimentos está se movendo ai dentro, respire e acalme-se, como ouvi uma vez "não se decide nada no meio da tempestade" porque você pode se afogar. Mas claro, não vai se acomodar né? Porque existe pessoas que ligam o modo "deixa a vida me levar" e não fazem o que precisa ser feito na hora certa, adiar não resolverá NADA, só vai piorar e prolongar. É preciso coragem para dar os passos na hora certa também.
Então, não se inquiete com as pressões desses momentos que surgem e nem medo de abrir mão de algumas coisas, que já não te pertencem mais. É hora de dar os passos que precisam ser dados? Então, força na peruca e vai que vai!

Finalizo com uma música que acredito resumir esse texto muito bem! 

  






  • Share:

You Might Also Like

0 comentários