Jovem, será que você se valoriza mesmo?

By Juuliana Priscila - 12:00


Não despreze os jovens
Durante muito tempo ouvi a seguinte frase "Ninguém te despreze por seres jovem"(1Timóteo 4, 12), ela aparece muito para os jovens que tem uma vida na igreja, mas que para aqueles que não vivem neste ambiente podemos traduzir essa frase como "Leve os jovens a sério", assim como nos convida a música do Charlie Brown Jr com a Negra Li. Enfim, todas as vezes que lia essa passagem ou lembrava dessa música entendia que os outros (adultos e idosos, seja lá a classe social ou posição de ocupa) deviam nos respeitar e valorizar, porque podíamos, mas nesta semana a Palavra me fez refletir de forma diferente. O mundo inteiro sabe dessa verdade, mesmo que suas práticas não mostrem isso, mas e nós, jovens (porque eu ainda sou, claro! rs'), nos desprezamos? Levamos a sério a nossa juventude?
Ao pensar em tudo isso percebi que exigimos dos outros aquilo que muitas vezes não vivemos e não refletimos, seja os jovens de dentro ou fora da igreja, é só olhar como estamos vivendo atualmente. Gritamos ao mundo, com a nossa voz ou atitudes, "nos respeitem, nos valorizem e etc" mas nós mesmos não fazemos isso. Sabe por quê digo isso? Simples, porque quando temos quando temos que tomar atitudes verdadeiras sumimos ou quando temos que dar a nossa cara a bater, damos as costas e corremos, tantas outras situações poderia colocar aqui mas tenho certeza que muitas surgiram em sua cabeça e que você entendeu.

Leve a sério os jovens
Se você é jovem, tente lembrar ai quantas vezes você se desprezou por ser jovem e quando não se levou a sério, seja por meio de pensamentos que te rebaixam, por músicas, conversas, atitudes e etc. Será mesmo que eu e você temos o direito de apontar o dedo na cara das pessoas e exigir isso delas? No nível em que estamos? Não MESMO!

Nós jovens, os famosos "futuro da nação" os "caras que podem fazer e ser a diferença", não tem se movido por uma vida, um país e muito menos um mundo melhor. Nós poderíamos honrar esse título que nos deram, porque quando temos força de vontade conseguimos tudo e temos pique para aguentar o que os mais velhos já não aguentam mais, tudo está novo e fresquinho em nossa cabeça. Além da nossa facilidade de ter acesso a tantas informações e aprender coisas novas. Mas se formos ver, nós estamos mais cansados do que as pessoas da terceira idade, que teriam TODOS os motivos para viverem assim mas não o fazem. O pior é ver o quanto nos restringimos a coisas tão pequenas e valorizamos o que não merecia nem um centavo.

Como nós podemos nos levar a sério? A passagem bíblica nos ensina  "Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento.Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem" (1Timóteo 4, 12b-16). Mesmo que você não vá a igreja, leia de novo esse trecho e veja as dicas que estão nos dando.

Valorizar-se como jovem
Vamos adaptar para o nosso dia-a-dia? Na Palavra o profeta diz para NÃO nos desprezarmos, muito pelo contrário para termos uma atitude, SERMOS MODELO para aquele que chegam até nós, mas em TODOS os sentidos, na maneira de viver, de amar, de confiar e ter esperança, e na castidade. Aqui castidade não é "só" não fazer sexo antes do casamento, é VALORIZAR O SEU CORPO E SUA ALMA e daqueles que estão próximos de ti. Devemos investir na busca do conhecimento, aprendizado e aos momentos em que a vida nos dá "aquela bronca", porque assim seremos maduros mesmo sendo jovem. Repare que novamente ele diz para não descuidarmos do dom que nos foi dado, a nossa juventude e tantas outras coisas que ela traz, por Deus e observada aos olhos dos mais velhos, que muitas vezes querem nos ajudar mas o nosso ar de superioridade e achismo afunda eles, que tanto podem ensinar, esquecemos que viveram o que estamos vivendo e sabem mais do que nós. Ainda insiste para que não desistamos, porque não será fácil, e como nós nos enganamos pensando e querendo que as coisas sejam assim. Olha o final, se conseguirmos colocar em prática teremos a maior felicidade do mundo, nós Cristãos acreditamos na eternidade (algo sem dimensão), para você talvez seja a paz interior que tanto precisa ou ainda a satisfação de ter feito algo certo. Independente do que acredito, no final encontraremos algo extraordinário e que trará um bem enorme para nós, e para os outros.

Somos o futuro
Acredito que com isso e com uma boa reflexão sobre a nossa vida, o que muito jovem não faz hoje em dia PENSAR, porque se fizesse as coisas seriam diferentes. Não deixemos que nos despreze, muito menos o nosso próprio EU, é hora de você se valorizar, mas não significa se vangloriar (se achar o MASTER). Saiba qual é o seu lugar e saiba utilizar a sua juventude para o seu próprio bem e da humanidade. Sim comece por você e verá o quanto ajudará outros jovens, além de fazer com que, até mesmo, os mais velhos lhe valorizem e não te desprezem!

Honre o título "sou o futuro da nação", seja o melhor futuro que essa nação já viu! O futuro começa agora e por você!



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários