Releitura de Rapunzel!

By Juuliana Priscila - 15:00

Sim, mais uma releitura dos contos de fadas. Dessa vez sobrou para a Rapunzel e o momento clímax (como diria minhas professoras. rs') dessa história, quando ela joga a trança para o seu príncipe.


Conto de Fadas: Rapunzel
No conto da Bela Adormecida você lembra que imaginamos outra atitude para a princesa e o quanto isso poderia mudar o rumo da história? Se não lembra, confere lá! Então hoje eu convido você  a fazer a mesma coisa mas com a Rapunzel. Você já parou para pensar se ela não tivesse jogado a trança para o príncipe? Ou se ele não tivesse falado "Rapunzel, jogue suas lindas tranças!". Pois é, o final teria sido diferente, porque ele poderia demorar mais tempo escalando a imensa torre e ainda por cima se machucar, ou cair de lá, nesse caso tchau príncipe né? Ou, se ele fosse alguém covarde teria dado meia volta e ela perderia o grande amor da sua vida.

Se analisarmos com outro olhar a história, de modo especial, essa cena, percebemos que para resolver o "problema" e o desfecho fosse o que conhecemos foi necessário uma atitude dos DOIS, cada qual com aquilo que podia dar e contribuir. Para eles se encontrarem e serem felizes, o príncipe precisava subir até a torre, já que não havia porta ele teria que escalar, ele até podia fazer isso subindo de outra forma (como imaginamos), porém decidiu precisar da princesa. Ela por sua vez, também tinha suas dificuldades mas fez aquilo que lhe cabia, atendeu ao pedido do príncipe porque isso o ajudaria. Podemos ver que a história não diz que o homem foi mais do que a mulher, ou vice versa, o mérito foi de ambos, que foram até o seu limite.

Olha eu poderia tirar desse conto e análise inúmeras lições para várias áreas da vida mas diante de tanto "auê" que muitos têm feito sobre o ser homem e o ser mulher, vejo que a lição que hoje podemos tirar é exatamente sobre essa "guerra dos sexos", que muitas vezes insistimos e alimentamos sua existência e fique cada vez mais agressivo. Não, isso não é um estudo ou tese, apenas algo que tenho aprendido e que essa história ilustra muito bem. (Antes que alguns pensem em questionar)

Como disse e vemos, hoje há uma briga entre homens e mulheres, o machismo e o feminismo, que lutam para mostrar quem é melhor do que o outro e que não dependem do sexo oposto para NADA. Bom, dois pensamentos errados e mentirosos! Ninguém é melhor do que ninguém, não há um superior e SIM dependemos do outro sexo para muitos desfechos que a nossa vida precisa.Quando digo isso não estou falando só sobre namorar ou casar, mas sobre todos os tipos de relacionamentos.

Príncipe e a rapunzel
A história da Rapunzel nos ensina que o homem é o complemento da mulher, e vice-versa, que ambos tem limitações e quando estas aparecem o outro pode nos ajudar, é nele que está, muitas vezes, o que nos falta. Quer um exemplo de como somos complemento do outro? Basta olhar para o nosso corpo, são diferentes mas um se encaixa no outro (é isso mesmo que pensou), somos como peças de uma quebra cabeça, a natureza é bela e na aparência já nos mostra como devemos viver. Lembre-se da cena da trança, o príncipe podia dar uma de machão e dizer "Vou subir e mostrar para ela o quanto sou forte e quanto ela precisa de mim", mas não ele reconheceu a dificuldade e que seria demais para ele, então pediu ajuda para ela, porque sabia que o seu toque feminino faria toda a diferença e daria um outro ar para o desfecho da sua história. Rapunzel? Bom, ela poderia muito bem ao ouvir o pedido dele dizer "Não jogo, você não é homem? Então suba, é sua parte ser forte. Eu não vou fazer nada, prove que me ama.", quantas vezes pensamos dessa maneira orgulhosa, hein meninas? Pois é, mas ela com a sua docilidade ajudou o príncipe e atendeu o seu pedido, porque viu o quanto era importante para ele sua participação naquele momento e sua dificuldade.

É assim que devemos agir! Ah, por que a sociedade quer assim? NÃO, porque assim fomos criados, assim Deus nos fez (ou a natureza, para você que não acredita Nele) se nós não fazemos aquilo que fomos criados para fazer e ser, simplesmente, o desfecho não acontece, será distorcido ou entrará em desequilíbrio. Entende? Percebe que o homem foi feito para ajudar a mulher e ela para a mesma coisa?

Homens, entendam que vocês também têm fraquezas e precisam da nossa ajuda, isso não é ser marica, e que não estamos abaixo de vocês mas no mesmo nível, por mais que sejamos sensíveis e delicadas como as rosas. Mulheres, percebam que ser submissa não é ser escrava mas alguém que auxilia e complementa o outro, não devemos querer ser melhor do que os homens ou provar algo para eles ou para toda a sociedade, mas que somos aquelas que com todo o nosso jeito sabemos cuidar e guiar os passos deles. Ou seja, para eu ser alguém melhor preciso do outro porque ele tem aquilo que pode me ensinar e, muitas vezes, falta em mim.

Deus, homem e a mulher
Certa vez ouvi a seguinte coisa: "Segundo a palavra de Deus a mulher foi tirada de qual parte do corpo do homem? Sim, da costela e ela está localizada na parte central do corpo, certo? Pois bem, Deus a retirou desse lugar para nos mostrar que a mulher não está rebaixada aos pés dele e não será superior, mas alguém SEMELHANTE, que dá o EQUILÍBRIO, e vice-versa.". Quando entendi o que a pessoa disse eu fiquei maravilhada com tal explicação, porque nunca tinha parado para pensar nessa lógica, e passei a olhar os meninos de outra maneira e a mim mesma também.

Homens e mulheres, busquemos a partir dessa releitura e reflexão ser para o outro alguém semelhante, que complementa e que soma. Quebre o seu orgulho, empáfia e ideias erradas que surgiram porque um dia alguém te decepcionou ou pela sociedade implantar isso na sua cabeça. Seja aquilo que você foi feito para ser e não o que acham! Seja você homem um verdadeiro homem, honre o que lhe foi dado! Seja você mulher, uma verdadeira mulher, honre o que lhe foi confiado! 

Quebra cabeça na vida do outro



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários