Você já deve ter visto nas redes sociais que hoje é o dia do publicitário, aquele tipo de pessoa que muitos não gostam e criticam mas em algum momento vão sempre precisar dos seus serviços. Porque como dizem a propaganda é a alma do negócio, e da vida! rs'
É um dia que eu tenho o prazer de comemorar, mesmo que interiormente, e me deixa feliz porque, também, é o meu dia. Sim, sou uma publicitária muito feliz e com orgulho, mesmo com as loucuras que essa profissão tem. Aliás, que profissão não tem seu lado louco não é mesmo?! Esse dia me faz lembrar da época da faculdade, de tudo o que já trabalhei e perceber que eu fui escolhida para essa profissão, o quanto sou realizada e tudo o que ela ainda pode me proporcionar. Dia de valorizar não só o caminho que sigo há uns 6 anos mas também essa profissão tão linda e criativa.
Hoje não vou contar para você como descobri que essa era a minha profissão, até porque já fiz isso aqui no blog (rs'), mas sim como é ser uma publicitária depois de tanto tempo, porque quem sabe pode ajudar você a descobrir se esse é o seu caminho também. Até porque, se tem uma coisa que a publicidade tem é espaço, ainda mais com essa era digital.
Ser publicitário vai além das criações de imagens, vídeos ou textos. Sim, ainda há muita gente que pensa que é "só" isso e que é muito simples fazer (ainda mais com a internet). Vai desde entender o desejo de quem quer vender algo até avaliar os resultados das ações escolhidas. Aprender a fazer com que os números sejam mais do que simples números, é como desvendar um enigma. Saber o que cada número quer dizer. Dar sentido até um ponto que está presente numa logo.
Não é uma profissão cheia de glamour como muitos pensam e nem mesmo só para as grandes empresas. Nem sempre nós usamos terno, gravata, saia e salto alto, muitas vezes trabalhamos de camisa, jeans e all-star (rs'). Ser muitas vezes incompreendido e pressionado porque muitos não entendem o quão árduo é o processo do seu trabalho, além de achar que qualquer um pode fazer e diante disso os valores tem que ser muito abaixo daquilo que um dia você investiu em si mesmo.
Além de tudo isso, é ter que estar com um bloco de notas no bolso porque a qualquer momento uma ideia pode surgir, mesmo que não esteja trabalhando em um grande projeto. Principalmente, quando você estiver dormindo. É olhar para todas as coisas e dar um novo significado a cada uma delas, como por exemplo, olhar para uma agulha e imaginar tantas outras coisas que ela poderia ser e como promovê-la. Entender que sua mente precisa de paz e descanso com muita frequência para que as ideias e pensamentos não virem uma cama de gato dentro do seu cérebro. É ter crise de criatividade sim, principalmente quando isso não pode acontecer (rs'), acontece com frequência viu, e ter que lidar com isso com total equilíbrio e cumprir os prazos que são sempre perfeitos (só que não! rs').
Parabéns, a todos os profissionais dessa área que se dedicam para dar o seu melhor pelos seus clientes, produtos e marcas. Que a cada dia precisam superar inúmeros desafios, principalmente, os interiores. Parabéns aqueles que são loucos mas que não perderam a ética! Parabéns para nós que encontramos o nosso lugar e uma maneira de ajudar os outros a se comunicar com o mundo!
Para você que quer conhecer um pouco mais desse mundo em que nós vivemos vou deixar o link do Guia do Estudante e o livro de um cara que me inspirou na época da faculdade!
Guia do Estudante: O que é a publicidade?
Livro de Roberto Dualibi (DPZ): "Cartas a um jovem publicitário"
Guia do Estudante: O que é a publicidade?
Livro de Roberto Dualibi (DPZ): "Cartas a um jovem publicitário"
0 comentários