O alpinista e o pico!

By Juuliana Priscila - 11:39

Quanto tempo fiquei sem postar uma história aqui não é mesmo? Mas finalmente a inspiração veio e a memória me ajudou. Então vamos lá?

"Um grande alpinista foi escalar um monte muito alto. Ele levou todos os seus equipamentos e foi com toda a garra e força de vontade, totalmente motivado para alcançar o seu objetivo. Em um determinado ponto ele começou a se cansar e os seus equipamentos pareciam mais pesados a cada movimento que fazia. Até que, já exausto, olho para o pico e notou que faltava muito para chegar até lá, no monte não havia um espaço para que pudesse parar ou até mesmo dormir um pouco. Diante dessa realidade parou e ficou indeciso não sabia se continuava ou desistia, isso porque ainda teria que ter mais força para prosseguir, e era exatamente isso que lhe faltava. Quando estava prestes a desistir, por não ter forças de prosseguir mais, e a voltar para casa eis que ouviu uma voz firme dizer: "Não desista! Não desista! Essa conquista é sua! Mas para isso você precisa voltar do ponto de partida, terá que descer todo o monte, pausar para recarregar as energias e traçar uma nova estratégia. Mas não desista!". O alpinista ficou assustado e sem entender da onde saiu aquela voz, quando ele olhava para baixo e pensava em ter que refazer todo aquele caminho o cansaço lhe tomava, porém ao direcionar o seu olhar para o pico, aquilo que ele mais sonhava algo surgiu em seu ser. Então, decidiu seguir a orientação daquela voz, até porque não custava nada tentar. Ele desceu todo o monte, alimentou-se e descansou. No outro dia, acordou e novamente alimentou-se, revisou todo o seu equipamento e retirou aquilo que não usaria ou que de alguma forma podia atrapalhar, depois olhou para o monte e analisou tudo o que havia passado. Conseguiu então traçar uma nova estratégia, depois de se hidratar e alimentar tomou seus equipamentos e recomeçou! Subiu sem pressa, pausando quando necessário para se hidratar. Horas depois, ele conseguiu chegar no pico do monte. Ele se surpreendeu por ter alcançado o seu objetivo muito mais rápido que o esperado."
Essa história ilustra bem o texto "É hora de tentar de novo" que escrevi no começo deste ano. Sim, o fato de ter que recomeçar, de voltar para o ponto de partida para recuperar as forças e traçar novas estratégias. Algumas vezes, como disse no outro texto, podemos recomeçar depois de dar uma pausa, a partir do ponto que paramos, mas em outras precisamos fazer exatamente o que esse alpinista fez, voltar para o início de todas as coisas, para o ponto de partida. 

Talvez você esteja pensando: "Mas isso é voltar atrás!". Não é não! Seria voltar atrás se o alpinista descesse todo monte e voltasse para casa, desistisse de alcançar o seu objetivo. Ele apenas voltou para o ponto de partida porque viu que a estratégia que tinha escolhido não o ajudou. Fazer isso não é, de maneira alguma, um erro mas uma tentativa de conquistar aquilo que realmente se quer. Diante das dificuldades ele não desistiu, apenas decidiu tentar algo novo, fazer diferente. 

Eu fico imaginando a preguiça que deu só dele olhar para aquele monte e pensar em subir tudo de novo, eu teria preguiça e ficaria cansada (rs'). Mas o que motivou a fazer todo o caminho de novo? O seu objetivo! Ele sabia o que queria, mesmo que estivesse sem forças ele desejava desistir, isso só surgiu por ver que não aguentaria e que seu sonho estava ficando mais distante. Ele só precisava de um empurrão para não desistir e sim para ser impulsionado, e isso veio por meio daquela voz.

Talvez você esteja como o nosso amigo alpinista, exatamente no ponto em que ele chegou, a um passo de desistir, de descer o monte e querer voltar para casa, e precisa de algo que te impulsione. Se estiver assim posso dizer que essa história é a voz que diz: "Não desista! Não desista! Essa conquista é sua! Mas para isso você precisa voltar do ponto de partida, terá que descer todo o monte, pausar para recarregar as energias e traçar uma nova estratégia. Mas não desista!". Então, decida hoje, assim como o alpinista, a ir até o ponto de partida, analisar tudo e recomeçar

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários