E qual é a verdade?

By Juuliana Priscila - 16:10

Tenho visto ultimamente muitos debates nas redes sociais e até mesmo em conversas de roda de amigos a cerca sobre a verdade absoluta, em toda e qualquer área da vida, aquilo que eu acredito é verdade e se você não acredita é mentira. Já vi tanta gente perder a linha e se contradizer querendo defender a sua tese sobre a verdade absoluta. Não vou aqui fazer um estudo científico sobre esse assunto, porque levaria muito tempo e eu com certeza não teria as respostas para muitas coisas, mas vou sim refletir, para que tomemos cuidado com a nossa postura, caso um dia apareça a oportunidade de você expor sua opinião.

O que mais acho curioso é que hoje em dia não queremos responder a perguntar "qual é a verdade?" mas sim "qual a minha verdade?", e uma palavrinha a mais na frase faz toda a diferença. Você encontrar a sua verdade não significa que é a verdade absoluta sobre determinado assunto. Como ouvi uma vez a verdade será sempre verdade mesmo que muitos acreditem que ela é mentira, aquilo que é verdade NÃO muda, independente dos fatos ou da visão. Tá confuso? Então vamos aos exemplos para ajudar a desenhar na nossa mente que esse assunto é bem complexo. rs' 

Imagine que uma pessoa foi presa acusada de ter roubado uma lata no supermercado, mas ela se defende de todas as formas, diz que é inocente, porém todos os fatos apontam para ela. O tribunal fica dividido entre os que acreditam que há uma inocência e outras que não. No final é decretado a sentença a ela, prisão por um ano. Após um tempo o advogado do réu conseguiu provas de que a lata escorregou e caiu justo na bolsa desta pessoa, que naquele momento estava aberta (sim, é louco mas é para ficar claro na nossa mente. rs'). Novamente acontece o julgamento e diante das provas apresentadas é decretado sua inocência, porém aqueles que acreditavam na sua culpa continuam achando que a verdade era aquela que foi apresentada primeiro, e criavam várias teses. Mas como dizem contra fatos não há argumentos, não é mesmo?!

Esse é um exemplo claro do que acontece na nossa vida, dois grupos de pessoas (isso quando não tem mais) cada uma acredita naquilo que seus olhos vêêm, não querem ir além disso. Muitas quando a verdade aparece, porque uma hora isso acontece, continuam com o mesmo pensamento e ai usam a típica frase "mas essa é a sua verdade", então se for assim há várias verdades? Mas a verdade não é única? (Gente isso dá uma confusão na mente. rs')

O que eu estou querendo dizer com tudo isso? É que eu posso ter uma opinião e uma escolha mas nem sempre ela vai ser a verdade(a realidade) dos fatos, não é a minha verdade mas sim a minha opinião, aquilo que eu acredito (essa é a palavra certa em se usar, eu acredito que seja isso por causa de tais e tais motivos. rs'). O problema que hoje em dia ninguém quer ser contrariado e quer estar por cima da carne seca (eita gíria antiga. rs'), além daqueles que tem medo de escolher pela verdade com medo de errar, porque, muitas vezes, o povo sabe o que é verdade mas está preso a outros pensamentos e ai, claro, não vai conseguir ver né? 

Isso resulta no que? No mundo inteiro confuso porque não sabe qual é a verdade absoluta das coisas, não tem certeza, então prefere optar pela sua verdade. Se tem uma coisa que eu não gosto é quando a pessoa fala "mas essa é a minha verdade", somos tão possessivos que já queremos criar uma verdade para nós. Olha só vamos aprender que a minha verdade pode não ser a o que de fato é, eu falar "a minha verdade" não muda o valor das coisas não, você, como eu já disse, pode dizer que acredita que essa seja a verdade mas assume os riscos de que ela possa não ser. Infelizmente, quando assumimos essa postura, "a minha verdade", impedimos que a verdade verdadeira (fui redundante. rs') se revele! 

Tá então o que fazer diante de tudo isso? Primeiro, vamos aprender a usar as palavras, se você tem certeza de que é a verdade, diga que é a verdade, não tenha medo não! Porque hoje em dia tem muita gente com medo de assumir isso, a pessoa escolhe se ela acredita ou não! Segundo, se não tem certeza use palavras como "eu acredito que seja a verdade!". Terceiro, vamos sair do comodismo e do nosso achismo e ter coragem de buscar a verdade, não querer fantasiar, procure e investigue até ter certeza.  

Em um mundo carente de sinceridade, corajoso é aquele que dá a cara para bater e dizer a verdade (com caridade e jeito, sem grosseria hein gente!). Ah! Lembre-se sempre de que a verdade pode doer sim mas ela liberta, assim como no exemplo que citei, uma hora ou outra ela vai aparecer, não adianta querer esconder com as "nossas verdades"

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários