Entendendo a história do poço!

By Juuliana Priscila - 16:13

Quem nunca ouviu falar da história do poço? Aquela em que Jesus está sentado no poço e ao seu encontro vem a Samaritana, lembrou? Bom, se você não lembra ou conhece, pega a bíblia e dá uma lida para entender sobre o que vamos falar hoje. Essa história está no Evangelho de São João, capítulo 4, do versículo 1 até o 42. Vamos ilustrar essa história com a famosa música do Juninho Cassimiro: 


Essa história e música têm me "perseguido" há um tempinho, aliás isso tem acontecido com muitas pessoas que conheço. Talvez seja uma das músicas deste ano de 2016 (rs'). Porém, nesta semana consegui entender com outro olhar sobre alguns detalhes e entender de maneira mais clara a mensagem dessa história, que eu vou compartilhar aqui hoje. 

Muitas vezes quando ouvimos sobre esse relato, e alguns outros da bíblia, remetemos sempre a uma dinâmica em que alguém está precisando de algo e Jesus vai ao encontro dessa pessoa para realizar uma libertação, um milagre e tantas outras coisas que Ele pode fazer. Porém, se analisarmos alguns pontos da história do Poço somos convidados a ter um olhar diferente, e ver Jesus de outra maneira. Vê-lo como um amigo, muito mais do um Deus que faz as coisas.

Sim, ver Jesus como um amigo! Repare que na história Ele pede a Samaritana que lhe dê de beber, bem sabemos que não é literalmente da água que se refere, muito menos das preocupações ou tribulações daquela mulher, é algo muito mais profundo. Jesus pede para ela dizer como está o seu coração, pede para que ela converse com Ele. A sede que Ele tem de cada um de nós é de que abramos o nosso coração, não só tratar Ele como um Rei que faz as coisas para nós mas de alguém íntimo, como um amigo, em quem podemos confiar todas as nossas coisas, aqueles segredos que muitas vezes não temos coragem de contar pra ninguém. Colocar para fora o que está preso dentro do nosso coração! 

A Samaritana não compreende o que Jesus diz e se surpreende com a atitude dele, assim como nós muitas vezes, que vamos ao seu encontro e ao ouvir que Ele quer nos ouvir travamos, nos fechamos ou só sabemos falar dos problemas que nos causaram, mas não paramos para ver a nós mesmos e apresentar pra Ele, talvez por falta de coragem, por não querer sentir a dor profunda de mexer nas nossas feridas ou qualquer outra coisa que nos impede de mergulhar na nossa história.

O que Jesus faz? Diz que ela não compreende o dom de Deus, mais uma vez ai estamos nós não compreendendo o que Ele quer de nós, quer apenas ouvir sobre o nosso próprio eu, aquilo que sufocamos e não temos coragem. Ele muito esperto faz com que ela lembre de um dos seus problemas e só então ela começa a enxergar o que Jesus quer. Sim, Jesus permite muitas vezes que por meio dos problemas nos conheçamos, mas para isso precisamos querer ter coragem. Quantas vezes diante de um problema você conheceu um lado do seu interior que nem sabia que existia? Sim, muitas vezes serve para colocar a nós mesmos para fora, assim como Ele fez com Lázaro.

Compreenda que Jesus é sim o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e o nosso Deus, mas que Ele vem (primeiro) ao nosso encontro e pede que nós falemos, uma atitude de confiança, falar de nós. Não é só confiar que Deus vai fazer as coisas e que transformará tudo, ou que nos dará o melhor, mas confiar quem nós somos, assim como fazemos com os nossos amigos. Como diz uma música bem antiga: "Conheci um grande amigo, ele é Filho de Deus Pai. O Seu Nome é Jesus Cristo. Nele a gente pode confiar...", confiar antes de tudo que Ele quer nos ouvir e saber do que está em nós, muito antes de só acreditarmos que o impossível é possível.

Talvez, por esse motivo Deus tem insistindo tanto na vida de muitos (inclusive da minha) nessa história e nessa música. Porque Ele deseja, tem sede, de que acreditemos que Ele é o nosso amigo e que podemos sentar no poço da nossa cama, sofá ou no sacrário e conversar com Ele, dizer a nossa verdade, ser sinceros porque Ele não vai nos julgar, quer apenas nos ouvir e mostrar que segura nas nossas mãos independente do que carregamos nesse pobre coração.

Se você chegou até aqui é porque Ele também quer isso de você, então te convido a começar agora a tratar Jesus como o seu amigo, sente e converse com Ele. Não foque no milagre que você, sua casa ou amigos precisam, agora é para focar nas suas dores, naquilo que ninguém mais tem paciência de ouvir sabe? Então é isso que Ele quer que você fale! Tá com dificuldade? Ouça a música do Juninho de novo e viva cada letra e nota! Espero, de todo coração, que você se encontro com esse Deus sedento e amigo, como eu encontrei! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários