Análise da Branca de Neve!

By Juuliana Priscila - 09:30

Nossa, fazia tempo que eu não fazia releitura de um conto de fada né? Mas eis que mais uma história mexeu com meus neurônios e uma reflexão surgiu. Hoje nós vamos falar sobre a história da Branca de Neve.

Vamos nos apegar naquele momento em que a sua madrasta, que tinha muita inveja da sua beleza, envia o seu caçador para ir atrás da Branca de Neve para matá-la, para comprovar que o seu trabalho foi realizado com sucesso o caçador teria que colocar o coração da princesa dentro de uma caixa, você lembra o que acontece? O caçador encontra a princesa mas não consegue fazer mal algum, pede desculpas e diz para fugir em direção a floresta, e nunca mais voltar ao reino. Como ele não podia voltar sem uma prova, ele mata o passarinho e coloca o coração na caixa, para enganar a bruxa que acredita que a princesa está morta, mas só até o espelho mágico revelar a verdade. 

Neste trecho da história podemos analisar duas coisas: a primeira que toda pessoa invejosa quer atingir diretamente o nosso coração e não só ter aquilo do qual deseja, é o nosso coração que devemos proteger de todo o veneno da inveja, e outros sentimentos ruins. A segunda, e que vamos focar, é o fato do caçador não ter feito nada contra a princesa, porque ela era boa e pura? Sim! E isso tudo tocou no coração dele? Sim! Mas também porque o caçador não era uma pessoa ruim, porque se fosse teria matado a Branca de Neve, mas o seu coração havia um espaço que não tinha sido tomado por sentimentos ruins. Se fosse a madrasta má no lugar dele a Branca de Neve teria morrido com toda a certeza. 

Tá, mas o que isso tem a ver com a nossa realidade? Bom, isso mostra que o mal só deixará de acontecer se houver uma disposição, uma abertura, de coração. Caso contrário, podemos ser as pessoas mais puras e bondosas do mundo que de nada adiantará o mal acontecer. Ou seja, as coisas ruins não deixam de acontecer num passe de mágica ou só porque o coração bom é forte o suficiente para mudar, se o outro não tiver um pequeno espaço. Para que o nosso mundo tenha mais luz do que trevas, as pessoas precisam querer, caso contrário aqueles que são bons não conseguirão mudar nada a não ser a si mesmos. Porque o mal não toma o nosso coração sem o nosso consentimento, é nós que deixamos ele vir. Para que ele sai o processo é o mesmo.

Então pare e pense em como está o estado do seu coração? Que personagem pode representá-lo no dia de hoje? A Branca de Neve, o Caçador ou a Madrasta má? Você tem deixado ser tomado pela inveja, luxúria e tantos outros pecados capitais ou tem dado espaço para que a bondade e pureza te transforme? Quem tem o controle do seu coração? 

Mesmo que você tenha percebido que o seu coração não está lá essas coisas, perceba que tudo pode ser mudado desde que você queira, assim como o caçador deixou, foi tomado pela compaixão e bondade daquela garota. Você só será a madrasta má se deixar que os sentimentos ruins tomem o seu coração. O segredo é vigiar e proteger o seu coração de todos os males, para que não vire uma madrasta má mas que seja como o da Branca de Neve.



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários