E essa mania de pegar o buquê?

By Juuliana Priscila - 17:00


Nossa a Jú falando de buquê? Pois é! (rs')
A explicação é que o post de hoje é um aperitivo de algo muito especial que vou postar na semana que vem, ai para saber mais você vai ter que esperar um pouco! (rs')

Eu peguei o buquê sociedade
Mas vamos lá, no ano passado, mas precisamente no mês do meu aniversário, fui ao casamento da Gabi, uma amiga da minha mãe (que foi lindo e super chique) até a hora que chegou o momento que algumas solteiras mais esperam, a hora do BUQUÊ, bom eu não estou inclusa nessa lista mas neste dia minha família toda quase me jogou para ficar esperando o buquê. Lá foi a Jú, juro que fiquei no cantinho para não levar uns tapas da mulherada e quando a noiva jogou o buquê, adivinha? Caiu no meu PÉ, sem esforço nenhum, eu ainda fiquei olhando para ver se alguém pegava como demoraram eu peguei, tava ali mesmo (rs'). Foi super engraçado! Eu só gostei de ter pego porque além de levar as flores para casa a noiva deu um casal de sapinho, lindos (olha na foto)!. Depois a noiva veio falar "bem que a sua mãe disse que os sapinhos ia para a sua casa", quando mãe fala pode esperar que vai acontecer. Só porque eu peguei o buquê apareceu o príncipe no cavalo branco? Não, não mesmo! Minha vida continuou a mesma, tirando a parte que fui zuada pela família e amigos. rs'

Como eu disse não faço parte das meninas que adoram pegar o buquê ou esperam ansiosas por este momento (mas não as julgo), eu gosto mais da retrô e da baladinha (rs'), alias sempre detestei quando minhas amigas ficavam falando essa história de jogar o buquê e tals. Porque não acredito que um buquê vai trazer o seu amado tão rápido mas confesso que é divertido ver essa tradição acontecendo até hoje. (rs')

Diante disso tudo eu me pergunto pra quê essa mania de pegar o buquê? Para responder isso vamos conhecer e entender a história dessa tradição.

Buquê de Santo Antônio
O buquê é uma palavra de origem francesa, um arranjo de flores utilizado pela noiva no casamento. Para uns ele simboliza a intenção da noiva em relação ao seu casamento outros acreditam simboliza a vida, indicam a fertilidade já que as flores são reprodutoras das plantas. Acreditam que o surgimento da tradição vem da Grécia antiga que era feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.  Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte. Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união. Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva. Hoje em dia o buquê que as noivas jogam é bem diversificado desde flores até Santo Antônio, criatividade é o que não falta para essas noivas! 


Depois de todo esse momento culto (rs') acredito que dê para responder baseado até mesmo na história. Cada detalhe de um casamento tem o seu significado, cores, formas e etc tanto para os noivos quanto para os convidados, por mais que ninguém perceba mas que traduz o que há dentro de nós. Então o fato da noiva jogar o buquê significa que ela deseja que alguém encontre a sua cara metade e seja feliz como ela está, mas é como escolher e como não consegue "lança a sorte". Já aquelas que estão ali esperando para tentar pegar aquele simples objeto desejam encontrar o companheiro que o seu coração tanto anseia (o que é algo que todo ser humano tem, até mesmo nós brutos e independentes) e elas esperam ser a próxima. A felizarda em pegar o buquê não é aquela que vai arrumar um namorado ou casar logo depois da noiva, mas é aquela que recebeu o desejo dos noivos de "desejamos que seja feliz como nós quando encontrar alguém que te ame de verdade". Que fique bem claro que isso é uma leitura da Juliana e não conclusões de pesquisas científicas, ok? 

Então, entenda que essa tradição não é ridícula desde que não vejamos por motivos apenas de sorte ou outra coisa "vazia". Não é algo bobo é apenas um objeto que representa o desejo de pessoas e desejos bons. Meninas não fiquem desesperadas para pegar um buquê porque querem que seus namorados acordem para se casar logo ou para encontrar aquele cara quando chegar esse momento em algum casamento pense em tudo de bom que você deseja para os noivos e veja o que o seu coração anseia. Se você for pegar o buquê não pense que o primeiro cara que surgir é a peça do seu quebra cabeça que faltava mas é sim o desejo dos seus amigos de você ser feliz e que mostra o valor da espera pela pessoa certa, aquela que vai passar a vida toda com você.

Buquê + SapinhosConfesso que quando peguei o buquê foi essas coisas que pensei "que eu encontre aquele que tem o encaixe do meu coração, porque vale a pena esperar é só olhar para eles" ou "que um dia eu encontra a costela de onde eu fui "tirada"". Mas não significa que eu vou sair correndo para pegar o buquê em todo casamento que eu for, vou continuar admirando de longe as meninas esperando ele cair. rs'

Sabe porque existe essa mania de pegar o buquê? Porque todo mundo deseja ser feliz! 

Aaaaaah! E não esqueça de voltar aqui na semana que vem para conferir qual a relação desse post com o da semana que vem! 



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários