A história de Corpus Christi e a minha!

By Juuliana Priscila - 13:30

Tapete de Corpus Christi Santa Mena Guarulhos
Tapetes para a procissão
de Corpus Christi - Santa Mena
No dia de hoje nós católicos celebramos o dia de Corpus Christi, isso você já sabe né? Mas você sabe o que significa? Vamos lá, é o momento em que celebramos o mistério da Eucaristia (Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo), o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas, que são sempre enfeitadas com tapetes. É uma festa que sempre acontece na quinta-feira seguinte ao domingo dedicado a Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento.

Tá mas e dai? Bom, você sabe quando surgiu e pela iniciativa de quem? Teve origem em 1243, em uma cidade da Bélgica, e a responsável por isso foi Santa Juliana de Mont Cornillon, também conhecida como Santa Juliana de Cornion. Uma santa com o meu nome e as "coincidências" (o que pra mim é a Providência Divina) não param por ai.

Santa Juliana, que ficou orfã muito cedo e que aos 15 anos fez seus votos e se tornou uma irmã agostiniana. Ela era muito devota do Santíssimo Sacramento e era fiel a Santa Missa. Por mais de dois anos teve a visão de uma lua cheia com um corte preto no seu centro, não conseguia compreender o seu significado. Diante dessa situação, fez um pedido a Jesus Sacramentado: que lhe fosse concedido saber o que aquilo significava. Seu pedido foi atendido e a resposta veio da seguinte forma: "A lua representava a igreja com suas festas, e a faixa preta significava a falta de solenidade por que passava a igreja." e Jesus concluiu dizendo: "Quero que seja criada uma festa especial em honra ao Sacramento do meu corpo e do meu sangue.". Apenas em 1264, 6 anos após a morte da Santa, foi decretada mundialmente a solenidade da festa de Corpus Christi pelo Papa Urbano IV.

Sua morte também é um milagre. Ela ficou doente do estômago, não conseguia nem beber água, mas suportou tudo em oração e plena confiança em Jesus. No dia de sua morte, pediu para que o padre colocasse uma hóstia consagrada sobre o seu peito, já que não conseguia engolir nada, milagrosamente a Hóstia desapareceu. Neste momento Santa Juliana falou "Meu doce Jesus" e morreu. Quando as irmãs foram preparar o seu corpo para o enterro, viram como se fosse uma tatuagem da Hóstia sobre o seu peito, na altura do coração, com a cruz de Jesus Cristo no centro dela. Lindo né? 

Desenho do Santíssimo Sacramento - Juliana PriscilaTá mais o que isso tem haver com a minha história, além do nome? Há um tempo atrás, bem antes da minha viagem para a Europa, eu tive a curiosidade de pesquisar no Google se havia uma santa com o meu nome e encontrei essa santa, fiquei mega feliz. Conforme eu lia a sua história fui me identificando, porque assim como ela sou apaixonada por Jesus Eucarístico, momento de adoração com o Santíssimo exposto eu fico de uma forma inexplicável, um exemplo disso é que um dia, no serviço, me veio a imagem do Santíssimo Sacramento e eu cheguei a desenhar, tamanho amor pela Eucaristia. Além de toda a dedicação dela nas orações (que é algo que preciso muito) e também os votos de castidade que ela fez. Além de me identificar com ela, acabei aprendendo a como buscar a Deus.

Além disso, quando eu fui para Roma, na Basílica de São Pedro, havia a imagem de uma santa com algo no canto direito do peito, era a forma do Santíssimo Sacramento, quando fui ler o nome, adivinha? Santa Juliana Falconieri, quando pesquisei era a mesma santa. Talvez para muito isso seja coincidência, como eu falei, mas para mim isso é Providência. Um toque de Deus para falar comigo e me ensinar, porque Ele faz isso, conversa conosco nas pequenas coisas. Sim, ele usou da vida de Santa Juliana para dizer o que eu precisava naquela época. Você que acredita na intercessão dos santos, pesquise e se aprofunde mais porque Deus vai te mostrar algo, não é por acaso que você é devoto de um santo ou que tenha o mesmo nome de um. Quanto ao Santíssimo Sacramento valorize o alimento que veio do céu para nos dar força, aproveite essa oportunidade que Jesus nos deu para reconhecer o tamanho do poder Dele. Porque não é apenas um pedaço de pão mas é, sim, o meio que nos foi dado para chegar a vida eterna.

Imagem de Santa Juliana em Roma
Para você que não acredita na intercessão dos santos e nem em nada do que eu falei aqui sobre Santa Juliana, ou até mesmo sobre Jesus Sacramentado. Bom, eu respeito e peço que faça o mesmo com a minha história! Você que pensa dessa forma pode tirar uma lição disso tudo, talvez começar a observar mais detalhes do dia a dia ou pessoas que te rodeiam, porque em cada umas dessas coisas Deus irá falar com você, irá mostrar qual a sua característica e como ser alguém melhor. Deus tem uma pedagogia com cada um, qual é a que Ele usa com você? 

Jesus, que a exemplo de Santa Juliana reconheçamos o valor da Eucaristia e que busquemos mais o alimento que veio do céu. Amém! 



Fonte: www.nspaz.org.br/artigos/corpuschristi/ e www.cancaonova.com.br



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários