Quem canta os seus males espanta!

By Juuliana Priscila - 15:52

Claro que eu não sou a única que é apaixonada por música e movida por ela, só observar o tanto de pessoas que usas o fone do ouvido enquanto estão no ônibus ou até mesmo na rua. Quem não tem aquela música que marcou AQUELE momento especial? Acredito que todos tenham! Não sou a única que é rodeiada todo mundo mas posso dizer que na minha vida ela tem um espaço mega especial e é por isso que esse post foi criado. 

Desde pequena gosto muito de música e, também, fui motivada para isso. Sempre que tinha faxina
Visita na ExpoMusic
em casa alguém ligava o som ou qualquer coisa que meu pai ia fazer lá estava um rádio ligado, fosse numa estação ou tocando um cd (sempre ao som de rock ou de clássicos. rs'). Eu era tão assim que na época minha mãe disse que me colocaria em uma escola de música para aprender a tocar violão, sabe o que eu fiz? Não aceitei, troquei o violão pela piscina, fui fazer natação (vai entender). Durante toda a minha adolescência continuei amando música, tanto que levava aquele discman enorme (pesado hein) só para ouvir meus cds, fora que minhas mudanças de fases foram marcadas pelo estilo de que ouvia. Na escola, cheguei a participar do coral, primeiro contato com a parte técnica, mas desisti porque acreditava que não era para mim, depois vivia tentando montar banda com as minhas amigas mas não dava certo pelo mesmo motivo que sai do coral e fora que eu achava mega complicado aprender, sabia que aqui não era possível viver da música. Depois da minha adolescência ela ficou mais forte, tanto que namorei com um músico, e foi nesse tempo que ela entrou de vez na minha vida e de uma forma mais intensa. Pois é mesmo eu desistindo da música ela continuava me perseguindo, quer ver?


Música: Teoria
Um certo dia, fui em um ensaio de uns amigos meus, eles tocavam pagode na igreja, eu fiquei lá cantarolando e do nada meu amigo me ouviu, pronto arrumei para a minha cabeça. Após esse fato ele insistia para eu cantar na igreja e eu sempre recusava, eu era MEGAMENTE tímida e só cantava no chuveiro. Mas ele me encheu tanto o saco que acabei cedendo e entrando para a equipe de canto da Missa, só que eu comecei no coral de Natal, se você já foi sabe que é uma das Missas mais LOTADAS, devia ter cedido antes que seria menos tenso (rs). O pior é que eu e o microfone não nos entendíamos, como eu tinha medo daquele objeto pequeno, para uma pessoa tímida aquilo é a morte, só depois de MUITO TEMPO nos acertamos (rs'). Fiquei na equipe durante um bom tempo e a cada dia era um barreira que eu vencia, como me ajudou a vencer a minha timidez.

Com o tempo fiz amizade com muitas pessoas que tinham esse enorme carinho pela música e que "trabalhavam" com ela, inclusive evangélicos, diante de tudo isso aprendi que se temos o dom, mesmo que nos achemos inferior aos outros, devemos cuidar e dar o nosso melhor. Alias devo dizer que os evangélicos fazem isso com muito zelo e investem mesmo, mais do que nós católicos que pecamos muito em buscar conhecimento e aprimorar. Com isso, como eu me achava ignorante na música fui atrás de aulas de canto para melhorar a minha postura e, claro, a minha voz, porque eu achava muito baixa. Fiz uma aula de demonstração na Nel-Som (onde estudo até hoje) com a professora que tinha um nome lindo, Juliana (rsrs'), aquele dia meu coração disparou só de fazer os exercícios básicos e cantar. Pois é depois de anos eu comecei a investir na música.

Professor de Técnica VocalComecei as aulas e a cada vez que ia era algo que eu tinha que supera limites sabe? E quando comecei aprender a teoria? Que negócio mais complicado e que lerdeza para entender (rs'). Acho que o maior desafio foi quando tive a primeira apresentação na escola, porque uma coisa é cantar na igreja ou, bem diferente, é em outro lugar. A música que cantei foi "Memórias" da Pitty, ao som de uma guitarra, para não ficar mais tensa até me vesti como uma rockeira (ajudou viu?), nunca tremi tanto na minha vida, mas o negócio fluiu. Para quem era novata, até que não fui mal, já que não desmaiei (kkk'). Depois disso minha professora foi embora da escola, calma que não foi por minha causa, ela ia investir em outras coisas. Passei a ter aula com o professor Maycon, quem me atura até hoje (rsrs'), tive que aprender a lidar com as mudanças muito rápido, pois cada um tem um jeito, foi um desafio mas superei. Ambos são muito talentosos e me ensinam, me ajudam a ser alguém melhor como pessoa e como "cantora".

Deu para perceber que não parei né? Pois é, até hoje faço aula de música, cresci muito. E a minha voz? Bom ela melhorou, não está 100% porque tem muita coisa para aprender e aplicar, fora que minha insegurança e timidez diminuíram demais, claro que ela ainda aparece porque esse meio tem pessoas muito talentosas e quando você tem "síndromes" o pensamento de que é inferior aumenta, mas tô aprendendo a superar. Sou apenas um pouco dramática, como diz o meu professor, porque tem uns exercícios que MISERICÓRDIA (rsrs') e ás vezes penso que não vou conseguir (desafios). Pensa que não dou trabalho para ele? Dou e muito! rs'

Sabe o que é mais legal em fazer aula? Além de aprimorar o seu dom você conhece pessoas que entendem de música e usam com tamanho dedicação e talento. Meu professor de canto e de teoria por exemplo, a cada vez que eles contam as coisas e apresentam as novidades fico vislumbrada. Tá  ai uma das características da música, ela sempre vai ter uma novidade!

Ah sim, hoje eu só canto na igreja porque é onde me sinto bem e me realizo, porque canto para Aquele que me deu do dom, não me vejo deixando de fazer isso. Mesmo que um dia eu deixe de servir na igreja, minha maneira de orar e falar com Deus é pela música. Claro que canto nas apresentações da escola, mas não é a mesma coisa (rs'). Então por favor, não peça "Jú canta alguma coisa ai" porque não! Nem sou profissional, então não precisa. kkkkkkk'

Talvez você esteja pensando, tá Jú você contou tudo isso mas e o que isso pode agregar na minha
Music All - Eu vou Além
vida? Depende do momento que você está passando né? Porque há vários pontos que você pode observar e verá que terá sentindo em algo da sua vida. Mas o maior deles, que é o ponto que a música mexe comigo, é de você não deixar que a sua mente e paranoias, que há nela, te deixem de lutar por aquilo que você gosta e o que lhe foi dado. Eu poderia no começo ter investido na música, mas não fiz porque não acreditava em mim, tive chances mas desistia. Hoje eu vejo que não era tão complicado assim e que eu fugia de enfrentar as minhas limitações. Não faça isso, seja o dom que tiver invista, hoje em dia está melhor ainda por conta da internet. Mesmo que tente fugir o seu dom vai sempre te perseguir, olha o que aconteceu comigo só que eu não percebia. Além disso, aprendi que vamos errar sempre, isso não tem como evitar isso, mas o que não pode é esses erros nos impedir de querer ser melhorar. Seja na música ou qualquer ou situação que você esteja passando, supere a si mesmo e os obstáculos que a vida tem!

Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de vencer a mim mesma por meio da música e pelas pessoas que tem a paciência de me ensinar e compartilhar o conhecimento, principalmente meus professores Maycon e Gustavo!

Ah! Não esqueça, quem canta seus males espanta! \o/


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários