Mais uma semana se inicia e não tem nada melhor do que começar com a Palavra de Deus! Iremos meditar com a passagem de Eclesiástico 15, 16-21, que foi a segunda leitura da liturgia de ontem (domingo). Meeeu, por falar em liturgia, o que foi a do último domingo?! Eu ameeei! Bora ler a Palavra:
Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.
Deus é muito providente, porque o tema que é abordado nesta leitura, e nas outras da missa de ontem, já estava em meus pensamentos há um tempinho, então foi como uma resposta para as minhas reflexões. Tanto essa quanto as outras tem como tema principal a Lei de Deus, mostram a sua importância, o que ela nos faz e como viver bem elas. É muito direcionamento para nós. Mas sobretudo elas comprovam que a lei (seja de Deus ou a dos homens) não é para nos prender ou privar de viver, mas sim para nos proteger e ajudar a viver bem.
Isso era o que "martelava" em meus pensamentos, a nossa visão sobre as leis e regras. Pense ai em todas as situações que nossa atual sociedade tem passado. Note que, muitas vezes as pessoas lutam e dizem que as leis estão erradas e as impedem de ser livres. Quantos não cismaram de mudar algumas leis, por alegarem que não fazem bem a sociedade e que serve apenas para opressão (essa é a palavra do momento)? Meu, muitos! O que mais tem são pessoas querendo mudar a lei porque não concordam. Mas pensa que é só na lei dos homens que "nós" muitas vezes queremos alterar? Não, nas de Deus, seja quem segue ou não. É uma mania de querer mudar as regras. Aliás, mudar não querer não ter regras né?
Queremos isso porque somos "mimadinhos", se não for do meu jeito e para o meu bem tá errado. Não aceitamos regras e leis porque achamos que nos privam. Ou seja, olhamos para elas de maneira totalmente errada. Por quê? Porque elas não foram feitas para isso, como já falei lá em cima, e o que tem que mudar não são as leis (muito menos a de Deus, que não vai mudar porque eu ou você quer), mas sim a nossa postura.
A passagem que lemos lá em cima mostra para quê as leis servem: para nos guardar, o padre disse muito isso na missa. Pensa ai em algumas leis, sem a visão de "mimadinho", se ela não existisse como seria a sociedade? Ou como seria a Igreja? Uma bagunça, faria mal para o outro e tantas outras coisas ruins. As leis são para a boa convivência em prol do BEM COMUM, cabe a nós ver isso.
No caso das leis de Deus, Ele criou porque é carrasco? NÃO! Mas porque nos ama e sabia que não viveríamos bem, já que o pecado está em nós e nos induz a fazer o mal a nós e aos outros. Os mandamentos são direções que Deus nos dá para encontrar a felicidade, que tanto já refletimos em textos passados. Quem respeita as leis de Deus consegue ser feliz e está debaixo da proteção do Altíssimo, quer coisa melhor?
A proposta hoje, que a Palavra nos faz, é olhar para os mandamentos de Deus, e até mesmo dos homens, como um cuidado para conosco. Não é privação, é orientação. Diante disso, vamos traçar uma meta para essa semana? Pegue os 10 mandamentos de Deus, veja qual você tem mais dificuldade para viver e depois se PROPONHA a vivê-lo nesta semana como uma orientação de Deus para ser melhor, estar mais perto Dele e ser mais feliz. Se ajudar anote num papel e deixe próximo da sua cama ou coloque no bloco de notas do celular.
Deus nos ensine a enxergar as coisas com outro olhar e também observar os seu mandamentos, nos ajudando, por meio do Espírito Santo a agir como justos e a não pecar.
Tenha uma ótima semanaaa! 😊😉
Tenha uma ótima semanaaa! 😊😉
0 comentários