Aaaaahaaaa! Sim, teremos meditação da Palavra, para finalizar o nosso dia e dar aquele belo passo no início dessa semana! Porém, hoje, iremos meditar apenas um versículo e não um capítulo todo, como fizemos nos textos anteriores. Porque acredito que o trecho de hoje já é o suficiente para trazer grandes reflexões. O versículo é o Eclesiástico 6, 14, que até quem não é ativo na igreja conhece (rs'): "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.". Claro que se você quiser e tiver tempo pode ler o capítulo todo, eu até sugiro que faça isso (ajudará muito).
Essa frase é tão poética, não é mesmo? Mas, também, é de uma profundidade! Ela define bem o que realmente é uma amizade, a sua essência: é um tesouro! Diante disso, uma pergunta ficou na minha cabeça: um tesouro, é fácil de encontrar? É possível achar na esquina de casa e sem esforço nenhum? NÃO!
Lembre aí daqueles filmes e/ou desenhos animados em que os personagens precisam encontrar um baú repleto de jóias preciosas, conseguiu? No caça-tesouro o que acontece? Normalmente, alguém acha ou recebe um mapa onde está marcado onde o tesouro está escondido. Dependendo do mapa, será difícil entender o que ali está descriminado, principalmente se você desconhece os locais. Sem contar o fato de quê para você chegar até o destino pode se deparar com inúmeros obstáculos e desafios. Pode ser que leve alguns minutos ou não! Toda essa brincadeira de caçar o tesouro ilustra muito bem o que o versículo de hoje quer dizer, e se você pegar o capítulo 6, todinho, de Eclesiástico vai enxergar ainda mais isso. Por quê? Porque para encontrarmos um amigo, um VERDADEIRO amigo, é preciso seguir um caminho e algumas orientações que vamos recebendo conforme os passos que damos. Além de precisar lidar com as dificuldades. Isso pode levar tempo, vai depender da sua abertura de coração e disponibilidade de encontrar esse tesouro precioso.
Por que ilustrei dessa maneira? Porque hoje em dia, estamos muito iludidos em relação a amizade, chamamos qualquer um de amigo, ou confiamos a qualquer pessoa os nossos segredos e vida. Por exemplo, vou ilustrar com coisas do nosso dia a dia, dos seus mil amigos do Facebook talvez apenas cinco são amigos fiéis, e olhe lá. Ou ainda, amigos fiéis não são aqueles que adoram ir para balada, ou que você encontra em algumas horas do dia e só tem alegria, mas que na hora da dificuldade ou, até mesmo, diante da sua vitória se afastam, te julgam e tantas outras coisas. Amizade NÃO É ISSO! Pode ser que os "caras" e as "minas" que você, hoje, chama de amigos, e não desgrudam, deixarão de ser daqui um tempo. Mas claro, lhe ensinaram algo, porque ninguém passa na nossa vida por acaso.
Ser amigo vai muito além disso, é ir a luta junto com a pessoa e por ela. É aguentar os seus piores defeitos e estar ali mesmo quando ele/ela deixarem de realizar o que você quer. Nas brigas, independente se está errado ou não, é pede perdão, porque não aguenta ficar de cara virada. É, muitas vezes não ter tempo e acabar se distanciando por conta da correria, mas nunca deixar de voltar ou até mesmo cuidar de longe... Cara, tem tantas coisas que definem o ser amigo e nós fechamos os nossos olhos. Acabamos virando o mapa de cabeça pra baixo e cismamos que estamos no caminho certo, mal sabemos que estamos nos afastando do verdadeiro tesouro.
Diante desse versículo proponho a você, e a mim mesma também (rs'), de refletirmos sobre as nossas amizades, as atuais e antigas, as super presentes e aquelas que estão distantes; Como? Leia o versículo ou o capítulo 6 de Eclesiástico, e em cada linha vá identificando as pessoas que você chama de amigo. Mas aqui, você precisará ser sincero e pensar com a razão, para não ir mais para um lado ou para o outro. É hora de nós caçarmos o tesouro, pegando o mapa (a Bíblia) e fazendo o caminho que cada linha nos propõe. Peço que o Espírito Santo ilumine nossa mente e nos mostre quem são os nossos tesouros, os amigos fiéis, para que possamos valorizar e aos que não são que nós sejamos aquilo que eles necessitam hoje.
Para encerrar, deixo aqui duas músicas que podem nos ajudar muito na reflexão:
2 comentários
Que honra poder chamar-te amiga (amiga mesmo rs')!
ResponderExcluirDeus abençoe esta sua maneira incrível de evangelizar <3
Oh nega, a honra é linha de te ter como amiga viu? *---*
ResponderExcluirAmém, amém <3