A vida dos santos #OsSantosEnsinam

By Juuliana Priscila - 10:00

Primeira coisa que precisamos deixar claro: os católicos NÃO adoram imagens e NÃO tratam os santos como deuses. Em relação ao uso da imagem, é como se fosse a foto de alguém da sua família, quando olhamos lembramos do que aquela pessoa fez. Porque na época não havia fotografia, então é uma lembrança que nós temos daqueles que buscaram a santidade e, assim, são exemplo para nós.


Segundo, ser santo NÃO é andar por essa terra como alguém perfeito (ai só Deus. rs'), mas sim buscar ser como nosso Deus é. Ser santo não está ligado a fechar os olhos e fazer uma "cara de santinho", como diz o Papa Francisco. A santidade é um dom dado a todos por Deus, ou seja, pode ser conquistado por qualquer um basta querer. Aliás, Papa Francisco já deu algumas dicas de como vivermos isso, para conferir só clicar aqui. Tanto que há inúmeros santos com histórias diferentes, que enquanto estiveram aqui no nosso meio não foram perfeitos, mas buscaram a cada dia a Deus e uma forma de se santificar, ou seja, buscaram meios para viver esse dom dado por Ele. Estes não foram nomeados pela Igreja Católica enquanto estavam vivos mas depois de sua morte. Porque só alcança a santidade quem está no céu, como sabemos que eles estão com Deus? Pelos sinais que Deus permite acontecer, como os milagres por exemplo.

Por que iniciar o texto assim? Porque mesmo diante de tanta evolução ainda há pessoas que querem discutir e apontar o dedo para nós dizendo isso, que nós não vivemos. Pode ser que exista pessoas exageradas, como há em todo lugar, mas não é o que a Igreja orienta ou vive. Infelizmente, nem todos pesquisam e entendem o que os documentos da Igreja falam, acabam se baseando no pouco que acompanham e acham, e isso nem sempre expressa a realidade da Igreja.

Por esses motivos que citei lá em cima, não tenho medo de dizer e expressar o carinho que tenho por alguns santos, que infelizmente eu não tive oportunidade de conhecer pessoalmente, ou de ter imagens no meu quarto, casa, redes sociais e etc. Porque esses atos não substituem a Deus, muito pelo contrário só mostram o quanto Ele precisa, e como deve, ser o centro da minha vida. Eu trato eles como meus irmãos mais velhos, que me impulsionam a ser alguém melhor.

É como dizem: as palavras convencem mas o testemunho arrasta ou a sua vida pode ser o único Evangelho que as pessoas poderão ler (São Francisco de Assis), e a vida dos santos é como se fosse a parte prática do Evangelho. Eles são a prova real de que é possível viver como Jesus tanto pregava, porque muitos naquele tempo, e até hoje em dia, podem achar que só Jesus conseguia viver toda a bondade por ser Deus, mas Ele mesmo disse (João 14, 12) que faríamos coisas maiores, desde que estejamos com Ele. Os santos só conseguiram ser o que foram e subir aos céus porque seguiram o Santos dos santos, Jesus. Deixaram ser conduzidos pelo Espírito Santo em todas as coisas.

Deus nos dá inúmeras formas de encontrá-lo, como se fosse dicas, e muitas vezes a vida dos santos é uma delas. Quantas vezes ter contato com uma pequena parte da história de um deles fez com que você não se sentisse tão ruim assim? Ou pode ter encontrado a resposta de como superar uma miséria? Comigo aconteceu várias vezes, e é por esse motivo que eu tive a inspiração de criar uma nova categoria aqui no blog. Sim, todo esse texto para contar essa novidade! rs'

Essa nova categoria se chama Os santos ensinam (por isso a hashtag no título. rs'), onde eu vou compartilhar aqui uma parte da vida de algum santo, algo que fará isso conosco, ensinar a buscar a santidade. Espero conseguir postar todo sábado. Então se você gosta ou tem curiosidade na vida dos santos, fica ligadinho!  Além disso, você pode compartilhar aqui algo que aprendeu com algum santo. Sim, participe e me ajude ai! Como você pode fazer isso? Simples, deixe aqui nos comentários do blog, no meu Facebook (inbox ou comentários), Instagram ou no canal de interação aqui do blog. Isso vai me AJUDAR MUITO e me deixará muito feliz também.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários