Choro é sinal de fraqueza?

By Juuliana Priscila - 09:30

Se fosse alguns anos atrás minha resposta para a pergunta que está no título seria: SIM! Quantas pessoas já pensaram isso ou ainda o fazem? Muitas!

Crescemos ouvindo, não só dos nossos pais, mas da sociedade que temos que engolir o choro, não temos motivos para chorar e que adulto não faz isso. E os meninos então? Que sofrem uma pressão do caramba só porque se chorarem não serão machos. Uma mania que todos tem de não assumir o seu lugar e ficar rotulando as coisas, e muitas vezes do jeito errado. 

Eu cresci com essas e inúmeras frases na cabeça, não por causa dos meus pais porque eles não me ensinaram isso, mas por ver muitas situações que as pessoas zombavam de outras que choravam ou por reprimir que queria fazer isso. Fora a questão do feminismo, que enfiou na minha cabeça que eu tinha que ser uma mulher forte e sem fraquezas, que chorar é coisa para fracos que não aguentam dor. Inúmeras vezes sentia um nó na garganta porque prendia as minhas lágrimas, reprimindo tudo isso eu era muito agressiva e descontava tudo no meu armário, não chorava mas batia. Lembro de ter chorado uma vez só na frente dos meus pais, no tempo que era adolescente. Acabei durante um tempo montando uma barragem dentro de mim que impedia as lágrimas de saírem, mas como muitas barragens uma hora ela não aguenta e quando rompe é difícil controlar ou fazer parar, é exatamente o que acontece comigo hoje. (rs')

Com o tempo, e depois de conhecer Deus (o quanto isso me ajudou), a barragem foi sendo quebrada e fui entendendo que chorar não é sina de fraqueza, mas sim de que sou humana e tenho sentimentos. Não dá para ser forte o tempo todo. Fraqueza é quem não quer assumir o que se passa dentro de si mesmo, é negar quem você realmente é. Isso não é só um sinal de fraqueza mas também de alguém medroso de se assumir. 

Chorar, é muitas vezes o transbordar de algum sentimento que está em você e que por não aguentar escorre pelos olhos, seja ele bom ou ruim. Eu mesma, hoje em dia, choro por tudo, uma das melhores maneiras de se expressar. Chorar é saber quando você chegou no seu limite. Muitas vezes é a única maneira de se esvaziar daquilo que chegou no topo. Não é chorar só por dor, é também quando está com raiva ou alegre por ter alcançado coisas inimagináveis. Muitas vezes as águas que caem dos olhos é que farão enxergarmos melhor. Se pararmos para pensar e analisar o fato de chorar vamos perceber chorar faz mais bem do que mal.

Então, se você ainda tem esse pensamento de que "chorar é sinal de fraqueza" comece a olhar para essa ação de outra forma e perceba que chorar faz bem pra vida, é assumir que você é real e não um boneco. Chore sim, muito, esvazie a sua alma para deixar que ela te preencha de coisas boas. Abre essa torneira antes que a barragem se rompa e não consiga mais ter o controle (experiência própria. rs').

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários