Siiim, vamos falar deles: os contos de fadas! Você já percebeu que os atuais contos de fadas estão um pouco diferentes daqueles que ouvíamos quando crianças? Se compararmos uma época com a outra vamos ver há maneira de ensinar as crianças está bem diferente. Mas isso faz com que os contos de fadas percam a sua "magia"? Ou será que conseguem ensinar tanto quanto antes?
A minha infância toda os contos de fadas relatavam a vida de uma princesa que era resgatada por algum príncipe, que por sinal era lindo, forte e com postura de cavalheiro. Era como um padrão, um conto ou outro saia fora disso. Mas hoje em dia esse "padrão" caiu, porque há histórias em que as princesas salvam os príncipes, que não tem mais aquele padrão de beleza, e as princesas que não são mais "as donzelas" em perigo. Mesmo com todas essas mudanças as histórias não perderam o seu brilho e não deixaram de nos ensinar, muito pelo contrário. Sempre que olhava para os contos de fadas não achava que tudo era perfeito, porque em tudo eles mostravam um lado, tanto o bom quanto o ruim. Pelo menos eu via assim né?
Quando parei e reparei em tudo isso comecei a questionar porque houve essa mudança. Bem sabemos que para cada tempo há uma maneira de escrever e se expressar, mas queria entender porque essa nova maneira está se dando assim. Acredito que talvez resolveram sair do "padrão", que há muitos anos é usado, para que algumas coisas fiquem mais claras em nossa mente, que ultimamente está com dificuldades para compreender as coisas mais simples. Como por exemplo, não é porque é uma história de conto de fadas que tudo é perfeito e que não tem valor nenhum, já falei sobre isso aqui no blog.
De uns tempos para cá, nós olhamos para esse tipo de história e afirmamos que são para nos iludir, são apenas "historinhas". Olhamos para cada linha ou cena e não buscamos ir além daquilo, paramos em coisas que não são relevantes e perdemos a essência que quer nos trazer. Porque muitos quando falam do conto de fadas afirmam que lá tudo é perfeito, mas esquecem que dentro da história há problemas, pontos negativos e tantas outras coisas que vão totalmente contra a perfeição. Talvez, por isso, pela nossa incapacidade de ver além é que fizeram essa "revolução" nas histórias, onde princesas viram monstros quando encontram o seu grande amor, fadas também podem ser bruxas, príncipes podem ser ladrões e etc. Assim tudo fica mais claro em nossa mente e a lição das histórias tem um maior efeito em nós, porque não estaremos fechados aos nossos achismos e "preconceitos". Os escritores foram "obrigados" a criar histórias onde a mensagem esteja mais clara nos personagens, cenários e no próprio conto. Porque nós estamos pior do que as crianças, tudo está claro diante de nossos olhos, mas nós cismamos em deturpar ou temos dificuldade de entender. Mesmo com essas mudanças elas não deixaram de ter a magia e nos ensinar, aliás, parecem ter sido intensificado.
Eu acredito sim que os contos de fadas tentam ilustrar a vida real e mostrar o quanto ela é bela. As histórias não servem para nos iludir, como muitas vezes acreditamos, e toda essa mudanças demonstram isso. Os contos de fadas "atuais" querem nos provar que eles são ilustrações da nossa vida e que não são mero "passatempos". Cada vez que você assistir ou ler uma dessas histórias você possa enxergar a sua vida nela e não se fechar na típica frase "é só um conto de fada, só serve para iludir". Então, que você viva, no hoje, o conto de fadas que foi feito para você, encontre a sua felicidade, o sentido da sua vida e encante a vida de outros pessoas assim como essas histórias fazem.
0 comentários