São Pedro e São Paulo: suas histórias são reais?

By Juuliana Priscila - 11:31

Normalmente, domingo é dia de vídeo novo, porém, excepcionalmente, hoje teremos um texto novo. Sim, como já havia avisado no Face essa semana, por alguns probleminhas, não ia postar nem texto e nem vídeo. Porém, hoje, após a participar da Santa Missa senti uma imensa vontade de partilhar sobre essa data especial para muitos de nós.


Estátua de São Pedro - Vaticano
Mas o que faz deste dia tão especial? Bom, para você que não sabe, hoje é a solenidade de  São Pedro e São Paulo. É o momento em que a Igreja Católica reflete e celebra sobre a vida destes dos homens que são de extrema importância para o Cristianismo. São Pedro, o nosso primeiro Papa, escolhido pelo próprio Cristo a cuidar da Igreja. São Paulo, o comunicador do Evangelho de Cristo, aquele apóstolo que levou o seguimento de Cristo a todos os povos de diferentes maneiras. Porém, ambos não mediram esforços para levar Cristo as pessoas, derramaram o seu sangue para conseguir isso. Eles que anunciaram o Evangelho em Roma e lá também morreram pela fé. Cada um possui uma particularidade, mas, ao mesmo tempo, são muito parecidos.



Estátua de São Paulo - Roma
Todas essas características e a história destes grandes pilares da Igreja Católica aparecem na Liturgia do dia de hoje. Quando ouvi as leituras lembrei de quando Deus permitiu que eu conhecesse a casa da nossa Igreja, Roma. Lá tive a oportunidade de visitar os lugares que foram descritos nas leituras, as prisões em que estiveram e os locais de seus martírios. Lugares que nem sempre são muito divulgados e conhecidos, muitos acham que são apenas histórias contadas na bíblia ou que alguns locais que lá são relatados nem existem mais. Mas ao tomar conhecimento deles e conseguir ir visitar, era como se eu pudesse tocar naquilo que até então só havia lido. 


Sabe a leitura que narra Pedro sendo liberto da prisão por um anjo? Então, ele realmente existe (tá ai na imagem). Sabe a prisão em que São Paulo ficou minutos antes de viver o martírio? Ele também existe! Assim como o lugar em que São Paulo viveu o martírio. Posso dizer que é incrível poder pisar na mesma terra em que eles pisaram, e viveram, é ter a certeza de que a história deles não é só um "conto" mas é real. É poder tocar e comprovar aquilo que você crê. É ver que os relatos daqueles que escreveram a bíblia é verdade e não uma fantasia. 
Prisão em que São Pedro ficou (At 12,1-11)


Local do martírio de São Paulo
Eu poderia, aqui, escrever muitas coisas que te levassem a refletir nas passagens bíblicas da missa de hoje, mas, acredito, que não seja necessário já que ao participar da missa fazemos isso muito bem. Além dos nossos padres ajudarem com suas homilias tão ricas de conhecimento e, claro, do Espírito Santo. Resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência em Roma, mesmo que ás vezes seja difícil contar o que vivi lá, para que você perceba que aquilo que ouvimos na Santa Missa não é um conto mas histórias reais e que nos ensinam muito. Que ao ver as fotos que publiquei aqui possam fazer com que a sua mente se abra mais quando for a Missa ou ao ler uma passagem bíblica, permitindo que você preste mais atenção e não trate aquela leitura como, apenas, mais uma leitura mas como A LEITURA. Aquela que pode te transformar e auxiliar em muitas situações. Por que aqueles que narraram ou viveram as histórias são ricos de conhecimentos e etc? Não, porque cada passo ali relatado é uma maneira de Deus falar conosco, é obra não dos homens mas do próprio Deus. 


Prisão em que São Paulo permaneceu
Talvez, você ainda não teve essa oportunidade de "tocar" dessa maneira a fé, então aqui embaixo estão os links do dia em que visitei esses lugares que descrevi aqui e espero de todo coração que pelas fotos e o meu breve relato, tanto aqui quanto nesses outros textos, você consegui ter essa experiencia de "tocar" a nossa fé, que não é morta ou cheia de fantasias, ela é real, muito real! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários