Atualmente, o número de casos de policiais e/ou bombeiros cruéis e corruptos aumentaram. Aliás, 90% das notícias sobre eles é só em relação a esses pontos BEM negativos, e é difícil acreditar que são reais assim. Como se não bastasse todos os problemas de segurança que nossa nação tem, agora temos que nos preocupar com aqueles que já não são mais como antes. É como se fosse uma comprovação de que tudo está perdido e que encontrar uma alma boa está sendo extinguindo. Mas será que tudo isso é verdade? Será que aqueles que eram os nossos heróis se tornaram os vilões da história?
Olhar para as notícias e alguns casos faz com que outras questões também pairem sobre a mente, tipo: será que não é mais uma manipulação da mídia? Seria uma manobra para irmos contra eles? Se pararmos para analisar o que é mais noticiado: um polícia que realiza uma boa ação ou um que age com crueldade? Com toda a certeza a porcentagem da segunda opção será maior que a primeira. Não estou dizendo aqui que TODOS são bonzinhos e vítimas. Infelizmente existe gente que realiza crueldade e é corrupto, não podemos ser cegos, mas não podemos generalizar (o que fazemos com muita frequência).
Toda essa realidade fez com que eu lembrasse do filme Capitão América: Guerra Civil. Eu vou ter que dar uma de spoiler, mas é por uma boa causa. Em certa parte, pessoas são feridas gravemente após uma missão realizada pelos super heróis e diante da falha deles o governo decide propor um acordo onde os super heróis seriam controlados, não agiriam mais por conta própria mas com ordem e autorização do próprio governo, já que se tornaram um perigo para a sociedade. Há uma situação muito parecida em outro filme, Os Incríveis, onde os super heróis são proibidos de usar os seus poderes porque a população acredita que eles trazem mais problemas e não soluções.
Parece que a ficção tem ilustrado muito bem a nossa realidade, não é mesmo? Porque é exatamente isso que tem acontecido, a sociedade tem visto os policiais e bombeiros como um problema e não uma solução. Qualquer ato que eles façam, mesmo que esteja dentro de suas funções, é tido como errado. A polícia não pode fazer nada que já é apontada como opressora, mas se não faz nada é tachada como mole, ou coisas do gênero. Sim, há coisas que são erradas e exageradas, mas tudo? Tudo é motivo para julgá-los? Sério mesmo que eles não podem fazer nada e nós podemos fazer tudo? Uma coisa é apontarmos o erro de um, e outra bem diferente é pegar e generalizar. Ultimamente estamos sendo como a população desses filmes, abrimos nossos olhos apenas para os erros e fechamos para aquilo que é bom. Hoje em dia ser policial ou bombeiro é mais errado do que ser um bandido, quantos de nós falamos que somos protegidos mais pelos bandidos do que pelos próprios policiais? A culpa é deles? Não! É nossa, também, porque quando eles agem ficamos de "mimimi" por ai. Nós temos mais medo deles do que dos bandidos.
Os filmes narram muito bem a nossa realidade, mas vão muito além, eles mostram como devemos agir em situações como essas. Tanto em um filme quanto em outro, quando os heróis saem de cena os vilões tomam conta, a primeiro momento parece que tudo está muito bem, mas com o passar do tempo a população percebe o quanto é necessário a ação dos super heróis. Porém, os heróis não podem fazer nada porque há "leis" que os proíbe de agir. E ai, vamos esperar acontecer isso para acordarmos para a vida? Vamos ter que perder TODOS os nossos heróis, até os bons, para perceber o quanto fizemos errado? Talvez, no nosso caso, não tenha volta como nos filmes.
Não estou dizendo aqui, vou repetir, que todo policial, bombeiro ou até mesmo médico, é bom e competente. NÃO ESTOU! Porém, é errado generalizar também, não é porque 1 ou 100 fazem que o resto também faz. Assim como há péssimas pessoas no seu trabalho ou família, existe também pessoas boas, talvez você seja uma delas. Se isso acontece no nosso meio por que com eles não? Outro exemplo, assim como os heróis, que nos filmes, apresentam poderes mas também possuem fraquezas. Se até eles que são heróis, mesmo que da ficção, não são perfeitos por que os nossos heróis do dia a dia seriam?
A partir de hoje, eu e você possamos aprender a PARAR de generalizar e dar ibope para alguns exagerados que a mídia tem. Tomemos MUITO cuidado com aquilo que a mesma transmite, para que não sejamos manipulados. Acreditemos que a mesma quantidade de maldade que tem sido divulgado também há na mesma proporção a bondade e competência, basta sabermos enxergar. Possamos valorizar os bons heróis e tirar do nosso meio sim aqueles que se vestem de heróis mas são verdadeiros vilões.
0 comentários