Como estamos depois do Domingo de Páscoa? #VidaDeCristão

By Juuliana Priscila - 09:00

Estamos de volta é isso mesmo produção?! De novo os planos foram quebrados e acabei abandonando aqui gente. Sim, me desculpe! Vamos tentar mais uma vez né?

Bom, toda segunda estávamos refletindo com uma passagem bíblica, certo? Certinho! Então bora refletir com o salmo que fez parte da liturgia do dia 20 de abril, que me tocou muito. Se você puder, leia também as leituras porque ajudará ainda mais a refletir. O salmo que meditaremos é o capítulo 8:
"Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!


— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”
— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:
— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas."

Importante dizer que este salmo pertence a Oitava da Páscoa, do qual ainda estamos vivendo. São as 7 semanas em que celebramos a presença de Jesus Ressuscitado entre os discípulos, dando-lhes as últimas instruções, antes de sua ascensão e o acontecimento de Pentecostes. A Igreja nos orienta a viver este tempo como uma única festa, ou seja, continuar celebrando da mesma maneira que fizemos no domingo da Páscoa, ter o mesmo espírito de Ressurreição. 

Tá, mas talvez você se pergunte: o que isso tem a ver com o Salmo acima? Simples, se prestarmos atenção e ligarmos esta passagem com o Domingo de Páscoa é como se este descrevesse exatamente o que nós sentimos no dia da Ressurreição. Lembre ai de tudo o que pensou e sentiu na Semana Santa, de modo especial no Tríduo Pascal e na Páscoa. Como você ficou ao relembrar a Paixão de Cristo e, mais, o fato dele Ressuscitar? Ficamos impactados pelo amor de Deus e sua grande, além da alegria imensa que sentimos, não é mesmo? 

Entendeu?! Agora pare e pense, unindo a passagem de hoje e a orientação da Igreja sobre o tempo que estamos vivendo: como está o seu coração hoje? Como está o seu coração após o Domingo da Páscoa? Ainda permanece alegre e irradiante diante da grandeza de Deus? Ou já acabou como o chocolate que comemos na Páscoa? 

Temos, muitas vezes, a péssima "mania" de sair da missa da Páscoa e voltar com a cara e o coração pesado que tínhamos deixado na Sexta da Paixão. Tratamos toda a ressurreição como um momento mágico, que me traz alegria naquela hora e pronto, mas que depois acaba. Ou ainda, achamos que a partir do momento que a Ressurreição aconteceu não precisamos lutar ou continuar tendo atitudes novas, nos acomodamos. Achamos que caminhar e lutar é apenas na Quaresma, e não é! A Páscoa não tira a nossa responsabilidade de continuar buscando a santidade, mas agora temos que fazer isso de maneira nova e mais confiantes em Deus.

Um exemplo disso? Se você reparar, há uma semelhança na ressurreição de Cristo e de Lázaro, ambos ficam fora do túmulo. Jesus diz o que para Lázaro? "Lázaro, vem pra fora!". É assim que Jesus nos quer para fora do túmulo! Saía e vem pra fora! Ou melhor, você saiu no Domingo de Páscoa, continue! Não volte para o túmulo! 


Para continuarmos cantando e vivendo o Salmo que meditamos hoje é preciso exatamente isso, permanecer do lado de fora do túmulo. Estar fora vai nos trazer problemas e teremos de enfrentar grandes batalhas?? Sim! Mas agora, com a ressurreição de Cristo não passaremos como homens e mulheres velhos, mas como novas criaturas! Possamos continuar como o mesmo sentimento que tivemos no Domingo de Páscoa para que este Salmo permaneça em nós.  Reconheçamos o quanto Deus é grande e único ao ter dado o seu filho na Cruz e tê-lo ressuscitado para nos dar uma nova chance.

Nossa semana comece assim junto com Cristo Ressuscitado! Amém! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários