É sério mesmo que você se importa com a Educação?!

By Juuliana Priscila - 23:57


Vamos para uma polêmica não é mesmo? O assunto do momento, antes de me xingar ou julgar termine de ler todo o texto e reflita. Porque agora falou de Educação pode ter certeza que você vai ouvir algum xingamento, seja do lado que for.

Hoje, dia 15 de maio, professores, estudantes e outros foram as ruas para se manifestar contra o "corte de verbas" nas UNIVERSIDADES FEDERAIS. Anunciadas pelo segundo ministro do MEC neste governo de apenas 5 meses. 

Algumas notícias e os "defensores" da Educação informaram, e batem o pé, que o governo decidiu fazer um CORTE na verba de um dos setores mais desvalorizado deste país. Todavia, entretanto, o governo, por sua vez, afirma que fará um CONTIGENCIAMENTO DE 3,4% em despesas que não são obrigatórias, ou discricionárias. Além disso, diz que recebeu e está aberto aos reitores que entendem que o corte pode prejudicar. Bom, na boa, não sei quem é que está certo nessa história, mas uma coisa eu pude constatar: a mobilização "em favor" da educação está grande, até aqueles que não são de Universidades ou Institutos federais estão apoiando. 

Primeiro que a situação do país não está NADA BOA faz MUITO TEMPO, aliás quando é que tivemos um período longo de paz? Então a culpa não é deste governo. Segundo que corte de verba, contigenciamento ou seja lá o que for não são exclusividade deste governo, na Educação mesmo já ouve cortes durante os primeiros anos de 2000.

Com base nisso e outros pontos passei o dia perguntando: quer dizer então que AGORA os estudantes resolveram se preocupar com a educação? Quer dizer então que agora ela é importante? Só AGORA?Porque no dia a dia você não vê isso? Por que você não se importa com a educação quando o professor está tentando dar aula e você bagunça na aula dele? Onde estava TODO MUNDO enquanto inúmeras crianças sofriam para estudar em situações precárias?  Onde você estava quando a putaria rolava solta dentro e fora da faculdade? Onde você, professor, estava quando diante das dificuldades ou nem isso sentou a bunda na cadeira e deixou a sala inteira bagunçar, matéria que é bom nada? Onde é que estava a excelentíssima diretoria quando aquele aluno precisava da sua orientação e não da sua incompetência? ... Pergunta é o que não falta, o que falta mesmo são as respostas!

Ah, e por favor! Não venha falar defender que a educação não é assim ou assado, que professor se dedica muito ou que os alunos se preocupam em usar os estudos para o bem deste país. Porque eu já estudei em escola pública, faculdade privada, tenho amigos professores ou que ainda são alunos e NUNCA ouvi falar que o ensino delas eram de fato exemplar, salvo ALGUMAS EXCEÇÕES! Vejo inúmeras pessoas vomitando "moralidade" e o apontando o "jeito certo" mas poucos são de fato esforçados, aplicados e preocupados em levar a educação a sério. Desculpa, mas a educação que vocês estão pregando tá mais para a novela da Globo do que a realidade ou eu que estou vivendo em outro mundo. Quem dera um diploma fosse suficiente para transformar um país, porque INÚMERAS pessoas tem diploma mas agem como arrogantes, ignorantes e mesquinhos!

Então, quer manifestar e lutar pelos seus direitos? Ótimo, faça mesmo! Mas vê se coloca os seus deveres em prática e respeite os direitos dos demais, faça a sua parte. Manifeste pelos motivos certos diariamente e não só porque o presidente que hoje está no seu país, que a propósito você ODEIA, fez algo que vai contra o seu bolso aquilo que concorda/discorda. Quem dera essa manifestação fosse tão autêntica como querem pintar! 

Ah, sim! E sobre as atitudes do governo? Isso é assunto para outro texto, se não fica longo. Aqui deixo apenas a reflexão: "É sério mesmo que você se importa com a Educação ou está só querendo fazer parte da turma da lacração?". Ah e se não concorda e acha que estou defendendo o governo, espera para me xingar depois do próximo texto! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários