O Imperador e o tesouro!

By Juuliana Priscila - 14:16

Nos sentimos impotentes e indignados
Acredito que muitas pessoas hoje em dia se sentem impotentes e revoltadas com as situações que acontecem não só em nosso país mas no mundo (eu pelo menos me sinto e MUITO). A cada dia estamos vivendo só para alimentar o monstro que há dentro de tantos homens que estão no poder, a ganância. Não é preciso ser "pobre" para viver na miséria, porque ela não implica só na falta de dinheiro ou de comida, mas na falta de segurança, compaixão, educação, lógica e tantos outros fatores que ultrapassam o que podemos ver e tocar. Sim, nós humanos estamos vivendo como verdadeiros miseráveis e o pior, é que temos a vontade de fazer algo mas nos sentimos muito impotentes diante de tantas situações, como se tudo estivesse em uma cama de gato e não houvesse maneira de desfazer isso.


Diante de todo este tempo que estamos vivendo lembrei de uma história que contaram há um tempo atrás e que ilustra exatamente aquilo que não somos mas que é o desejo de muitos que aconteça, vamos a ela?

Em um tempo muito distante havia um reino que vivia em paz e prosperidade até o momento que o reino vizinho resolveu invadi-los para conquistar as riquezas que lá existiam. Diante dessa ganância de querer mais e de ser o reino mais poderoso iniciou-se uma grande guerra entre os dois lados, um que lutava para arrancar dos outros a riqueza e o outro que batalhava para protegê-los. Por conta desta briga a população do primeiro reino sofreu muito, por estar sendo atacada constantemente, a paz e prosperidade que tinham se transformou em miséria e sofrimento. Durante este tempo, por exemplo, seu alimento foi apenas chá e arroz, a água do arroz servia como leite para os bebês, ao ver toda essa situação que o seu povo passava o Imperador do primeiro reino, percebendo o motivo de toda aquela guerra fez uma proposta ao reino vizinho, ofereceu TODO O SEU TESOURO e pediu que ao menos ajudassem a se reerguer, o segundo reino atendeu o pedido do Imperador e fizeram uma aliança paz. Ajudá-los não custou quase nada já que o lucro foi muito maior, e por conta disso o primeiro reino ficou a sombra do segundo mas conseguiram ser livres e retomar a sua vida de paz.

Legal né? Semelhanças com a realidade é mera coincidência (rs'), porque é aquele tipo de história que seus avós ou tios contam para você quando criança sabe? Bom, por mais que seja algo fictício o que nós podemos refletir e aprender com ela? Porque lembra o que sempre digo aqui que em tudo levamos uma lição? Então...

O que eu mais gosto nessa história é a atitude do Imperador, ter deixado de lado o seu tesouro pelo povo que sofria, ele abriu mão para o bem do próximo. Claro que isso trouxe consequências para ele, mas não acha que poderia ser pior? Aprendi, um tempo atrás, que um bom político é aquele que abre mão daquilo que é seu porque a partir do momento que adquire o "poder" de liderar uma nação ele se torna do e para o povo e esse Imperador entendeu isso, tanto que tomou essa iniciativa. O tesouro era dele, de família e ele poderia muito bem ter fugido ou qualquer outra coisa mas não, decidiu ficar e assumir o posto que lhe foi confiado, mesmo que não tenha sido por um tipo de votação. Se nós repararmos as histórias e filmes que relatam sobre príncipes e princesas vamos ver a mentalidade que eles tinham, era exatamente essa, para o povo e não apenas por status ou qualquer outra coisa. Claro que tem aqueles que se desviam (sempre tem), mas a essência de ser um título nobre é isso!

Troca de objetos entre os índios e colonizadores
Trazendo para a nossa realidade, quem faz isso hoje? Alias, atualmente, é o contrário né? Aqui tiram do povo e não estão nem ai se sofrem o importante é a conta bancária estar cheia, quem dera que os nossos "queridos" políticos pensassem como esse Imperador ou fossem metade do que ele foi. Eles entendem que um cargo político é para o benefício próprio ou para a sua "equipe", sim deturparam o real sentido das coisas e não é só aqui em nosso país mas em muitos outros. Queria ver quem teria coragem de abrir mão daquilo que é "seu" pelo bem de uma nação. Mas sabe porque isso acontece aqui? Olhe a nossa história, origem e cultura e entenderemos o porque, como diz a minha tia, a maneira como agimos hoje é exatamente como aconteceu no início. Sim, o nosso passado explica muito o que nos tornamos mas não nos determina, não é algo impossível de se alterar, ao conhecer a nossa história e compreender as nossas atitudes podemos sim mudar e nos transformar quando essas não nos fazem bem, e isso se aplica a uma nação, o problema é que estamos acomodados e isso inclui a todos. Ainda agimos como aqueles índios "ingênuos" que trocavam suas coisas por algo menor e deixavam ser escravizados, não ampliamos a nossa visão e não deixamos os "ideias" que temos. Bem sabemos o quanto somos inteligentes e cheios de dons mas deixamos que os "colonizadores" façam de nós fantoches. Você não acha que está na hora de mudarmos? 

Brasileiros segurando a bandeiraComo eu disse e aprendi, o nosso passado não nos determina desde que não deixemos. Desculpe, mas a mudança não vai vir de lá terá que começar em nós, de maneira individual e depois como um povo, sim nós podemos mudar muita coisa e temos poder para isso. Que comece nas coisas pequenas para que um dia atinja as grandes, que comece em mim para que se reflita em você e que um dia sejamos uma nação que abre mão muitas vezes de si mesmo para que os outros tenham uma vida melhor! Assim, com o nosso exemplo, os nossos "imperadores" que abram mão do seu "tesouro" para o bem de todos! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários