O que os velórios me ensinaram?

By Juuliana Priscila - 09:30

Título meio tenebroso né? Pois é, mas como sempre digo tudo nessa vida nos ensina, até mesmo coisas tenebrosas. Ontem compartilhei com vocês um carta do meu avô (paterno), que já está lá no céu, e isso me lembrou do quanto minha vida mudou após o enterro. 

Meu avô foi a primeira pessoa bem próxima que eu perdi, mesmo que ele fosse bem fechado a sua morte doeu (e ainda dói) e marcou muito, até porque ele se foi do nada. Então com todos esses fatores foi uma experiência muito forte, mais ainda quando fui para o velório, porque foi a primeira vez que frequentei aquele lugar que temia tanto. Pior para me despedir de alguém tão próximo e tão importante na minha vida. Aquilo mudou o rumo de tudo, como se tivesse quebrado um tempo que eu estava vivendo e começasse outro. Essa sensação aconteceu em todos os velórios que eu fui, de pessoas próximas a mim, principalmente do meu avô e de uma grande amiga minha. 

Em ambas situações é como se vendas tivessem saído do meu olho e eu conseguisse enxergar a realidade, como se o "meu mundinho" tivesse acabado. Depois deles eu nunca mais fui a mesma, sentimentos novos surgiram e comecei a encarar a vida com mais maturidade, parei de florir tanto. Os ensinamentos que tive foram além daqueles que nesse tipo de situação surgem, não aprendi só a valorizar a vida, cada minuto e as pessoas que estão ao meu redor mas também o quanto o ser humano pode ser irritante e egoísta.

Nos velórios era como se eu passasse a conhecer o lado das pessoas que nunca imaginei ter existido, a não ser nas novelas e filmes, não daquelas que tinham ido mas do que ficaram. Como se as máscaras de muitos tivessem caído e que nem todo mundo era tão bonzinho assim. Porque ali vi pessoas que queriam se promover na dor do outro, que chegavam com cara de dó mas que depois não se esforçaram tanto para ajudar a família que sofria a perca. Passaram a madrugada toda mas que agora só procuram quando precisa, ou nem fazem isso. Fecho os olhos e é como se visse aquelas expressões de dó e palavras de "estamos aqui sempre que precisar", mas que depois que a ficha cai não tinham tempo e que esqueceram.

Então, o que eu aprendi com os velórios? Que nem todo mundo se importa, muitos fingem descaradamente, mas que outros passam a cuidar ainda mais de você. Que durante a vida temos que estar atentos porque muitos querem ver sua tristeza mas não a sua felicidade e que para, muitas vezes, para chamar atenção vale tudo. Em cada um aprendi que a vida tem fases e que muitas coisas mudam ou que nunca foram do jeito que pintamos, temos muitas vezes que enxergar a realidade como ela realmente é, muitas vezes sair do nosso mundinho, e que a vida e as pessoas merecem um cuidado especial, a essência do amor e não aquele que busca os seus próprios interesses.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários