Desapego não é desamor!

By Juuliana Priscila - 13:22

E cada dia mais meus amigos do Face tem ajudado e inspirado a escrever, valeu gente! Então, vamos a mais um texto da série: textos baseados nas postagens do Facebook. A postagem desta minha amiga, de Face, começou com o título deste texto e continuava com as seguintes palavras "Ás vezes Deus permite que algumas coisas se vão para que outras melhores possam chegar."

Vamos pensar primeiro no significado das palavras do nosso título. Desapego diz respeito ao fato de se afastar de algo ou alguém, Não ter mais interesse, se desprender. Já o desamor é a perda ou a ausência de amor, desprezo ou indiferença. Claro que as duas palavras são muito próximas, mas se repararmos bem a segunda é mais fria do que a outra. No conjunto, do significado das palavras mais a postagem em questão, podemos refletir melhor. Muitas vezes o fato de me afastar de alguém não quer dizer que não a amo mais, nem que eu serei indiferente. Talvez eu possa ter um carinho ainda por ela, mas ela não cabe mais na minha vida. Ela foi apenas uma viagem que me levou algum destino. 

Pensemos na tão famosa OLX, que tem uma sacada de meste em relação a essa palavrinha desapega. Em seus comerciais ela sempre diz sobre um objeto que já não faz parte do contexto da casa, não tem mais "utilidade", tem sido mais um peso do que um complemento. Ás vezes aquele sofá que você tem muito carinho, mas está lá jogado e você apenas olha para ele, vai ser mais útil para outra pessoa. Talvez você tenha pensado quando leu isso "Nooossaaaa Jú, então quer dizer que só presto quando sou útil na vida das pessoas?". Calma lá coleguinha, vamos transformar o exemplo. Existem coisas que tem prazo de validade, e com as pessoas em nossa vida não é diferente. Não dizem que quem ama deixa o ser livre? Então, se eu amo algumas pessoas ou situações eu preciso deixar que sejam livres, preciso me desprender.

Um exemplo mais "humano", para não nos sentirmos "usados", quantos amigos do seu tempo de escola você ainda em contato? Muitos de nós éramos tão apegados a algumas pessoas desse tempo a ponto de acreditar que eles jamais sairiam da nossa vida, certo? Mas, se você é mais velho, veja quantos ficaram. E isso não quer dizer que não foram importantes e que você não tem carinho mais, apenas que eles foram para uma determinada época da sua vida, nem todas as pessoas ficam. Temos que entender isso, se não acabamos presos ao passado e não vivemos o que temos hoje. 

Seria diferente se eu tivesse contato com alguns deles e por terem me feito sofrer eu os trato com indiferença, frieza e não tenho carinho mais por nenhum deles. Aiii sim é desamor, ai sim é o uso! O amor apagou-se, acabo me prendendo a um sentimento do passado. Ou seja me apego mais ainda na pessoa e na situação, mas de uma forma totalmente ruim. 

Conforme crescemos aprendemos que precisamos amar sem apego e deixar livre as situações e pessoas da nossa vida, que muitas coisas passam mas as coisas boas e lições ficam. Por que como disse minha amiga no post: coisas se vão para outras melhores chegar. É como naquela competição de revezamento, há pessoas que só vão poder ir conosco até um determinado ponto da pista, depois disso virão outras. Mas isso quer dizer que não foram importantes? Não, apenas que cumpriram sua missão e me ajudaram a chegar até o final da competição. 

É fácil? Não! É muito difícil! Confesso que sempre tive dificuldades pra isso, desapegar, mas com o tempo aprendi tudo isso que coisas melhores virão e de que tudo passa. Se não entendermos isso sofreremos "sem necessidade". Então que possamos a cada dia buscar ser desapegados das situações e das pessoas. Amemos SIM, mas deixemos livres e sejamos livres também.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários