Aperte o pause

By Juuliana Priscila - 10:00

Console de playstation 1
Quantas vezes eu e você queríamos ter o botão de "pause" na nossa vida hein? Aquele botão que nos ajuda a respirar quando o bicho pega, estamos cansados, para pegar um aperitivo na geladeira ou para nos ajudar a pensar em outra estratégia por estarmos prestes a morrer. Ou ainda o botão do controle remoto muito útil que nos ajuda a travar o momento mais lindo do filme porque alguém apertou a campainha ou porque nossa mãe resolve pedir um favor. Seja no videogame ou no controle remoto o "pause" já nos ajudou muito e alegrou nossos dias. Tá ai um botão que eu queria para a vida!
Muitas vezes a vida é exatamente como um jogo de videogame (#saudades. rs'), tudo acontece muito rápido, aparecem monstros horríveis, novos caminhos surgem e decisões precisam ser tomadas com uma certa rapidez. Mas, ao contrário do videogame nós não temos como apertar o "pause" toda hora, ás vezes ele nem existe, ou pelo menos pensamos que não. Ai volto na primeira pergunta: "Quantas vezes você já quis apertar o pause na sua vida?". Na boa? Eu já quis várias vezes! 

Estamos tão atolados de coisa que queremos pausar muitos momentos da nossa vida, sejam bons ou ruins, mas não encontramos a forma de parar um pouco e de ter esse momento de respiro. Durante um bom tempo eu vivi assim, sufocada por inúmeras atividades e situações que não me permitiam, ou eu não tinha coragem (ainda não cheguei na resposta correta) de, nem ao menos, parar um pouco e analisar as situações. Era como um se eu estivesse correndo conforme a vida me levava (momento Zeca Pagodinho. rs'). Talvez muitos que me conheçam vão estranhar porque eu sempre digo que amo correria, detesto virada parada, e é verdade. Mas o que detesto é não ter um tempo para mim, um tempo para analisar as situações, como um respiro sabe? Ter um momento para a Juliana é sempre bom e de uns tempos para cá eu não tinha isso. 

Muitas vezes não é só as nossas atividades e situações que nos atolam e impedem de respirarmos mas também daqueles que estão a nossa volta, queremos resolver tudo com tanta pressa, tudo para ontem ainda é tarde. Isso tudo só nos faz vivermos no modo automático e perdermos o gosto pela vida, em determinado momento isso tudo nos fará cair e não ter força para levantar, por ter sugado todas as nossas energias.

Cansei, basta
Faz um tempinho que eu acordei um pouco e percebi que precisava romper com certas atividades e situações, até mesmo me afastar de pessoas porque a Juliana estava vivendo de qualquer jeito, estava perdendo sua essência, virou um robô. Como foi difícil ter que fazer isso, porque muitas coisas já estavam grudadas em mim e quando estão assim para tirar arranca nossa pele, dói muito, mas foi necessário. Necessário para eu fazer como no videogame, rever as minhas estratégias, encontrar a minha essência e sentir o sabor da vida. Depois passei a refletir (como sempre) porque deixei as coisas chegarem nesse nível e percebi que era uma fuga, fuga de questões que precisavam ser respondidas e que eu não queria nem pensar por doer, coisas que buscava fingir que não eram importantes só para não sofrer. Muitas vezes a vida me dava a chance de pausar sim e o que eu fazia? Queria abraçar o mundo para poder esconder e não ter que lidar com os "monstros" da minha vida, quantas vezes eu parava por cinco minutos ou ia dormir e a mente trazia aquilo que não queria lembrar? Alias, a hora de dormir era a pior coisa porque o silêncio trazia á tona muitas coisas, é o silêncio, o momento que a vida me dava para pausar e eu recusava.

muita coisa para fazer
Quantas vezes você vive assim hein? A vida quer te dar a oportunidade de pausar e você foge, trabalhando muito, ligando para trocentos amigos para ouvir os seus casos e esquecer dos seus, ou seja lá o que for. Como eu disse no começo nós queremos e sentimos a necessidade de pausar certos momento a vida mas achamos que esse botão não existe e ai seguimos conforme a correnteza, achamos que ela está forte mas não está o que nos faz pensar isso é o medo de enfrentar algumas situações, por menores que sejam. Esse botão existe sim mas nós que muitas vezes fazemos questão de escondê-lo. Isso, muitas vezes, é de forma inconsciente e sem maldade, por isso a necessidade de aprendermos a parar um pouco diante das correrias do dia a dia ou da vida para olharmos, revisarmos, como estamos caminhando. Quando você reclamar de quê precisar respirar ou de um tempo é um sinal da vida para que você pare e respire, sim porque depende mais de você do que dela.

Então, não espere ter tempo de pensar em você ou em algumas situações da sua vida, ou ainda que seja só para respirar. Pare um minuto do seu dia para pensar em VOCÊ, crie essa rotina e verá o quanto o peso se tornará mais leve e até ficará menos estressado. O problema da nossa geração é que
Vamos pensar na vida?
não temos coragem de parar um segundo. Talvez  sua forma de respiro será dizer não para algumas coisas ou romper com outras, se for preciso FAÇA, será difícil no começo mas depois verá os resultados que isso trará. Lembre-se: você não é super herói ou super heroína! Como aprendi neste tempo algumas pausas na minha vida significará matar algumas coisas que amo para que elas ressuscitem ou que nasçam outras muitos melhores.

Só não espere que a correria te faça explodir e nem que a vida te obrigue a pausar, porque vai doer! Isso não é praga (rs') mas uma realidade.

Que eu e você aprendamos a usar o botão do "pause" da maneira certa em nossas vidas! 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários