#DiárioDeBordo: Como foi a missão Abraça SP Morumbi?

By Juuliana Priscila - 23:33

Estou de volta! E sim, hoje vou te contar como foi a missão do Abraça SP Morumbi! Você lembra que comentei sobre ele no último post né? Antes de iniciar peço desculpas pela demora, a correria (para variar) e a internet me impediram de postar logo depois! Mas vamos ao relato! Eeeeh! \o/

Panorâmica do Estádio do Morumbi - Abraça SP

O evento aconteceu no domingo, dia de 25 de outubro, mas a minha jornada começou um pouco antes, no sábado. Para os voluntários que moravam longe do estádio havia a opção de dormir lá, e eu fui uma das que optaram por isso já que Guarulhos não fica tão perto assim. É isso mesmo que você entendeu eu DORMI no estádio do MORUMBI! Um pequeno detalhe? Eu sou São Paulina desde o ventre da minha mão, então imagine que além de viver toda a emoção deste evento ainda teria a de dormir dentre do estádio do meu time. Mais surreal que isso impossível! Mas para dormir tínhamos chegar lá até às 21h, após esse horário os portões estariam fechados.

Indo para o Morumbi
Para chegar mais rápido meus pais e irmã me levaram, claro que para aproveitar a oportunidade de ver o Morumbi (rs'). Além deles, minha amiga Maira também foi, mas não só para levar mas para trabalhar, e Deus foi tão bom que caímos na mesma equipe. Demoramos um pouco e chegamos em ponto, acho que nunca fui tão pontual como dessa vez (rs'). Uma coisa tenho que deixar marcado aqui, meu pai abriu e fechou o portão do Morumbi para entrarmos, nem preciso dizer que ele foi no céu e voltou né? Além disso, foi a primeira vez que minha irmã (Mariana) viu o estádio, é Deus quando realiza as coisas alcança não apenas uma pessoa mas várias.

Quando chegamos não tinha mais nada para fazer, porque já havia alguns voluntários desde manhã lá. Apenas fomos fazer o reconhecimento do estádio, para não ficarmos perdidos, e posso dizer? QUE LUGAR IMENSO, quase nos perdemos. Depois combinamos os detalhes para o grande dia e fomos dormir, mais ou menos, meia noite. Tínhamos que acordar as 03 da madrugada, então tivemos que correr para pegar no sono e quem disse que conseguíamos? A ansiedade foi tanta que não dormimos direito! 

Diácono Nelsinho e Marcia Abraça SP
No grande dia, acordamos um pouco atrasada e lá fomos nós para o nosso posto, a sala de imprensa. Onde ficou a Rádio América AM 1410, rádio web, tv e mídias sociais da sede da Canção Nova e nós, que representamos as mídias digitais da missão de São Paulo. Nosso primeiro trabalho foi falar com as caravanas, gravar vídeos, fotografar e entrevistar as pessoas que madrugaram na fila. Detalhe: ainda estava escuro. Era 5 da manhã e já tinha uma fila considerável, todos estavam com sono? Nada, estavam muito animados! Ao voltar para a sala enquanto preparávamos o material coletado quem chegou lá para falar na rádio? Diácono Nelsinho Correa e sua mulher, Márcia Correa, nem preciso falar que eu simplesmente travei. Para você que não sabe eles participaram daqueles cenáculos antigos que meus pais participavam e são as pessoas que temos como exemplo pelo tempo dedicado a Deus. Lá eles partilharam sobre a experiência nos cenáculos e a expectativa de voltar anos depois, olha que massa, sabe onde eles se conheceram? Nesses mesmos cenáculos e tempos depois se casaram! Depois mais convidados chegaram, Paula Guimarães, apresentadora do Sorrindo para a Vida (programa que eu amo e sempre assisto) e o Padre Adriano Zandoná (responsável pela missão de São Paulo), eles também partilharam sobre suas expectativas sobre o evento. 


Após essas surpresas no nosso ritmo de trabalho lá estávamos nós na correria, quem diz que trabalhar com mídias sociais é tranquilo e fácil é porque nunca trabalhou ou viu como é. A galera dessa equipe não para, é um tal de levanta senta, corre para tirar foto e postar na hora, ouvir e digitar o texto quase em tempo real, edita vídeos para postar o mais rápido possível, isso quando a internet não resolve dar a louca. Assim como a internet é super rápida o nosso trabalho também tem que ser. Então quando alguém disser que trabalha com isso não zombe ou ache que é fácil ok?

Enfim, voltando ao evento, após as entrevistas a correria só aumentou e eu tive minha primeira experiência de produzir texto num evento, quase em tempo real, transcrevi algumas entrevistas e pregações, além de cuidar do twitter. Foi algo totalmente novo e onde tive que superar a mim mesma, porque eu não me dou bem com a escrita, mesmo que eu tenha um blog, sempre tive dificuldade de criar texto quem dirá ter que digitar o que acabei de ouvir, e mais tomar todo o cuidado em ser fiel ao que estava acontecendo.

Monsenhor Jonas no Abraça SP
Ainda no período da manhã, que foi muito intenso não só em trabalho mas em acontecimentos, estava eu lá tirando foto para postar quando eu vi um movimento e observei um cabelo branco, quem era? Monsenhor Jonas! Ah, e eu quase morri, o estádio quase veio abaixo, quando ele começou a falar então sobre os cenáculos e o agir de Deus o silêncio pairava. Ouvir aquela voz e cada palavra era como estar diante daqueles sábios que vemos em filmes sabe? Ele pregou sobre a vida nova que Deus queria dar para cada um ali, ele explicava parte dos versículos o que ficou muito mais fácil de entender. Depois, para quase derrubar o Morumbi, chegou o Padre Marcelo Rossi, que nos antigos cenáculos participava como coroinha. Ali foi um encontro de gerações, Monsenhor Jonas, Padre Marcelo Rossi e Padre Adriano Zandoná, e nesse clima foi comemorado os 50 anos de sacerdócio do Monsenhor. 

Quando estava indo para a sala eis que me deparo com o Santíssimo Sacramento (Jesus Eucarístico, para você que não sabe) a vontade era ficar ali adorando e louvando por tudo o que estava acontecendo, mas tinha que trabalhar então fiz meus minutinhos de silêncio diante Dele e depois fui terminar o que precisava. O Padre Marcelo Rossi deu uma volta olímpica com o Santíssimo ao som das antigas músicas e a voz do povo ecoava naquele lugar, olha que eu estava abaixo de todas as arquibancadas e conseguia ouvir, imagine as pessoas que estavam participando o que não sentiam. 

Eu com a Paula Guimarães
Ao final da Adoração teve a coletiva de Imprensa com o Padre Marcelo e eu participei como "jornalista" (eita Deus me surpreendendo em tudo). Ele iniciou dando um par de terços de Nossa Senhora Desatadora dos nós feito pela sua mãe e respondeu as perguntas, em cada resposta era como uma orientação de como agir diante dos desafios da sociedade e aqueles que surgem em nosso interior. A que eu mais gostei foi sobre os jornalistas, em que alertou para que nós da comunicação tomemos cuidado para não entrarmos no ritmo das informações porque muitos estão ficando doente, por ter acesso a notícias negativas demais e não sabem lidar com elas. Encerrou tirando foto com os jornalistas presentes e eu? Bom, não consegui tirar foto porque na hora que fui ele já estava indo embora, sempre acontece isso comigo, mas aproveitei e tirei foto com a Paula que ao me abraçar disse assim "Menina, você está tremendo!", e então eu falei para ela que era tanta emoção junta que meu sistema nervoso não aguentava, ela deu risada e concordou. rs'

Eu com a Eliana Ribeiro
Finalmente chegou a hora do almoço! Sim, tudo isso aconteceu no período da manhã! Mas quem disse que eu conseguia comer? Além de ter muito trabalho a emoção estava no pico. Nesta hora a Maira me contou que um amigo (Bruno Costa) nosso estava lá no Abraça, até então não tínhamos encontrado ninguém da nossa cidade, foi ai que veio aquela lampada na minha cabeça "Se ele está aqui com uma galera deve ter vindo de van e quem sabe tem um espaço, nem que seja de pé". Eu corri e mandei mensagem para ele, porque eu e a Maira iriamos sair muito tarde de lá e estávamos com medo de ir sozinhas com a mala, fora que gastaríamos um dinheiro que não tínhamos, seria a oportunidade de arrumar carona. Ele respondeu um pouco antes da missa e logo pensei  "Mió, nossa carona", eu mandei respondi e corri para a missa.

A missa foi o único momento que eu participei por completo, quando trabalhamos nesses eventos pegamos apenas algumas partes por isso ao ter a oportunidade de viver um momento todo temos que aproveitar, quer coisa melhor do que viver bem o ápice da nossa fé? Cada momento foi maravilhoso, tudo o que precisava ouvir, mas na hora da comunhão foi como finalizar a missão da melhor forma possível e vou contar porque. Quem serviu perto do palco tinha que comungar lá, eu fiquei meio sem graça, mas fui e ao subir quem estava distribuindo o corpo de Cristo? Diácono Nelsinho e quem estava atrás de mim? Ziza Fernandes! Não, isso não é endeusar ninguém, mas a minha vida inteira ouvi falar deles e sempre achava que não teria a oportunidade de vê-los, só pela televisão, e ali tive o momento de comungar da nossa fé com os irmãos que foram e são exemplo não só para mim mas para muitos.  Quando acabou me deu uma dorzinha no coração, porque já tinha acabado e estava tão bom, mas era hora de voltar para casa né? Lugar que Deus escolheu para colocar em prática as suas leis.

Padre Marcelo Rossi com Jesus Eucaristico
Você lembra do meu amigo da carona? Pois é, no final da missa corri para ao celular e ele não tinha respondido, então eu liguei e adivinha? Conseguimos carona! Mas tínhamos que correr porque ele já estava indo embora, mas por providência de Deus, assim que saímos do portão o encontramos junto com a galera dele. Depois de algumas horas andando (brincadeirinha), chegamos no busão, ver tudo aquilo de pessoas cantando me fez lembrar a Jornada Mundial no Rio (logo postarei sobre a experiência). Nem preciso dizer que no ônibus eu e a Maíra CAPOTAMOS, literalmente, eu apaguei se não fosse o meu amigo me acordar! rs'

Pensa que acabou? Que nada, antes de irmos para casa demos uma passadinha básica na casa desse meu amigo e lá partilhamos um pouco, deu para matar a saudade. Sempre assim quando o evento acaba nós temos vontade de falar até acabar a vida, de tantas coisas que vivemos! rs'

E esse texto ficou enorme, então para finalizar o que dizer dessa experiência? Única e inesquecível! Mas aprendi, principalmente, que Deus é MUITO PROVIDENTE, e que providência não anula as nossas ações mas a partir do nosso passo Deus realiza o que é necessário! Agradeço a Deus pela oportunidade de viver tudo isso e cada detalhe, por cada pessoa que conheci e convivi, por tudo o que ouvi e todas as alegrias que tive neste dia! 


Ah! Você lembra que eu disse que após o evento teria uma surpresinha? Então, eu gravei um pouco dos bastidores dessa grande experiência, meu primeiro vlog, confere ai:





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários