Você acredita no Papai Noel?

By Juuliana Priscila - 12:47

Fila para tirar foto do Papai Noel
Neste final de semana fui ao shopping e lá estava um espaço dedicado ao papai Noel, onde as crianças podem tirar foto com o bom velhinho, mas diferente da época em que eu era pequena a fila para viver essa tradição era pequena, uma ou outra criança, aquilo me deu uma tristeza no coração e vou explicar porque!
Quando eu era criança uma das tradições natalinas era de ir tirar foto com o papai Noel ou vê-lo, lembro que as filas eram imensas antes mesmo do Natal e as crianças iam com muita alegria e expectativa. Claro, tinham aquelas que tinham medo dele. Mesmo neste tempo eu não acreditava na famosa lenda do papai Noel, até porque eu sempre descobria onde meus pais guardavam meus presentes (rs'), mas sempre achei sensacional a história dele e, mesmo sem ter muita experiência acreditava que ele ajudava muito no sentido do Natal. O tempo foi passando e o meu pensamento não mudou mas via cada dia mais os pais desmotivando essa história do bom velhinho e não dando a menor importância para ele e sempre dizendo que o sentido do Natal não era esse, que foi criado apenas para vender produtos. Lógico, que o sentido do Natal não é ele, não defendo isso, mas se um dia ele entrou na tradição é porque ajuda de alguma maneira, nos ajuda a entender a famosa "magia do Natal".  Talvez você esteja pensando "Como vai ajudar? Ele é só uma criação humana!", bom você conhece a história dele ou onde surgiu toda essa "crença"? Então, vamos relembrar! 

O personagem foi inspirado em São Nicolau, bispo de Mira na Turquia no século IV. Ele distribuiu a sua herança aos mais pobres quando seus pais morreram, o que o tornou
São Nicolau é o Papai Noel
conhecido na região. Ficou famoso também por ter ajudado  a família de um nobre que entrou em falência. Seus credores queriam, além de todos seus bens, a mão das três filhas em casamento. Sabendo que elas sofreriam agressões e escravidão, o nobre entrou em desespero, pois não tinha dinheiro para o dote que faria suas filhas se casarem mais cedo. Conhecendo o dilema do nobre, Nicolau jogou um saco de ouro em seu quintal. E fez isso com as duas outras filhas. Descoberto, o bispo fez o nobre jurar que não revelaria seu nome até sua morte. Daí partiu a tradição de distribuir presentes anônimos. Sua figura é utilizado no natal porque o dia do santo é no dia 6 de dezembro, a tradição das crianças ganharem presentes e doces começou na Alemanha e depois se espalhou pelos outros países da Europa. Tempos depois, na América, adaptaram a sua história para o modelo que hoje conhecemos, isso porque não "pegava bem" o Noel americano sair com roupas de um santo católico. Importante lembrar que em cada lugar o nomeiam de uma forma, mas a essência do nosso famoso papai Noel esta na vida de São Nicolau.

São Nicolau = Papai Noel
Entendeu o que eu disse no outro parágrafo? O papai Noel não é apenas um símbolo criado para vender mais produtos ou induzir as crianças a pedirem presentes para os seus pais, mas é sim um personagem baseado em um homem que buscava fazer o bem, disseminar o amor nas suas obras e em favor dos menos favorecidos. Isso não parece ter relação com alguém ou alguma coisa que acontece nesse período? SIM! Ele seguiu os passos de Jesus, do qual comemoramos e celebramos no dia de Natal! Então, a teoria que eu acreditava quando criança é verdade, o bom velhinho nos ajuda a viver bem essa data e olhar para o verdadeiro sentido do Natal! Ele não é mais do que o aniversariante do dia mas é uma das maneiras em que a tradição encontrou de apontar para o Cristo! 

É como já disse aqui no blog, se não conhecemos a história ou aquilo que está por trás do que conhecemos não podemos julgar ou acreditar que tudo é por acaso, ou ainda ir pelos achismos da nossa cabeça. Que a partir deste texto você aprenda, assim como eu, a alimentar não a mentira  sobre o Noel mas a inocência das crianças sobre a sua história, não deixe morrer essa lenda que nos ajuda a entender mais sobre o Natal. Infelizmente, temos a mania de querer matar as fantasias das crianças, só porque nós perdemos a nossa, isso porque acreditamos que elas nos enganam, mas na realidade elas foram criadas para nos ensinar da maneira mais simples e com símbolos. Ao saber disso tudo possamos olhar para o papai Noel com um outro olhar e tirar as ideias erradas que colocaram em nossa cabeça sobre ele.

Papai Noel e o menino JESUS
Papai Noel, continue nos ensinando a ser caridosos e nos levando a Jesus, exemplo de amor e humildade para o mundo inteiro! 


Fontes: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/12/06/sao-nicolau/
http://blog.cancaonova.com/analucia/2012/12/22/a-verdadeira-historia-de-papai-noel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários