Vida: um quebra-cabeça de 1000 peças

By Juuliana Priscila - 09:30

Vida: um quebra-cabeça de 1000 peças
Sei que você assim como eu já deve ter ouvido falar na comparação da vida como um quebra-cabeça, não é mesmo? Então, o que tem de diferente? Esses dias estava lembrando (como sempre. rs') de quando ganhei meu primeiro quebra-cabeça com 1000 peças, fiquei fascinada por ele. Isso porque eu sempre amei essa brincadeira, era a minha maior diversão, mas só havia montado quebra-cabeças de no máximo 100 peças e desenhos super fáceis, já estava até enjoada (rs'). Voltando ao presente, eu fiquei muito feliz quando vi a caixa e o desenho era lindo, quando eu abri a caixa e coloquei as peças na mesa fiquei chocada e um pouco assustada, porque as peças eram pequenas e com muitos detalhes, eu que estava acostumada a montar super rápido percebi, naquela hora, que demoraria mais do que o normal para completar a imagem.

Quebra cabeça de 1000 peças
Lembro até hoje que era a imagem de uma praia com diversas situações, então os detalhes eram imensos e fariam toda a diferença na montagem. Não consegui montar o quebra-cabeça no mesmo dia, tentei vários dias, quando encontrava um peça não achava a outra, minhas costas doíam de tanto procurar. Aliás, quantas vezes eu jurava que a caixa veio com problema porque sempre tinha uma bendita peça que não achava. Quanto mais perto de completar parecia que ficava mais difícil de encontrar, por incrível que pareça. Mas quando achava a bendita peça era uma alegria e torcida para não ter errado, senão teria que encontrar o erro e isso atrasaria a finalização da montagem. Se não me engano passei quase uma semana para montar, quando acabou eu ficava olhando toda boba para aquela imagem, que parecia mais um quadro, essa era a sensação que eu tinha de moldurar para deixar exposto e não ter que bagunçar tudo de novo, porque eu sabia o trabalho que tinha dado. Mas não tinha como fazer isso, então desmontei mas sempre pegava para fazer tudo de novo, e sempre uma luta para completar, como era divertido.

Vida e suas peças
Enfim, quando lembrei desse episódio, que havia até esquecido, em cada detalhe percebi que toda essa brincadeira descrevia muito bem como a vida é. Sim, isso mesmo! Muitas vezes estamos acostumados a situações mais comuns e simples, como a que eu estava em montar quebra-cabeças com menor peça e então a vida vem e lhe dá um com 1000 peças, cheio de detalhes, e apresenta a nós diversas situações que queremos ver o seu final, completar a imagem, para ver o quadro que vai formar, o resultado final. Assim como no quebra-cabeça, vamos ansiosos  e animados espalhar as peças para começar a montar, a viver tudo aquilo que ela nos pede, mas ao olharmos para a mesa nos deparamos com peças pequenas, cheias de detalhes e que a primeira vista não conseguimos entender nada, nossa vista fica totalmente embaralhada. Então começamos a montar, mas em determinado momento encontraremos alguma peça que parece se encaixar mas quando vamos ver não é o encaixe perfeito, nesta hora temos que retirar tudo e recomeçar da onde erramos. Ou ainda, precisamos de uma peça, a procuramos em meio a tantas e nada encontramos, até que depois de alguns minutos, passando o olho sobre a mesa novamente, lá está ela a peça que tanto precisávamos, mas nossos olhos estavam tão cansados que não repararam que era ela. Durante esse processo vamos nos cansar, ás vezes gerará dores, teremos que dar uma pausa para relembrar a imagem, ver o que a vida havia nos pedidos e conferir com o que já realizamos. Muitas vezes isso vai demorar mais que o esperado, não é mesmo? Mas quando menos esperamos a última peça está sobre a mesa e finalmente conseguimos montar o quadro que a vida havia nos dado, depois de muita luta, podemos moldurar e expor para nunca mais esquecermos.

Assim como quando montamos um quebra-cabeça, principalmente de 1000 ou mais peças, temos que entender que para completar a imagem será necessário paciência, perseverança e atenção aos detalhes (que fazem toda a diferença). Quando algo não estiver certo é preciso voltar até onde foi cometido o erro e recomeçar, tirar a peça e procurar a que é correta. No momento em que não encontrarmos a peça que nos falta, é necessário parar, pensar e voltar os olhos para toda a mesa porque talvez algum detalhe passou desapercebido. Montar o quebra-cabeça, assim como viver a vida, não é ficar fazendo tentativas com todas as peças, porque senão corremos o risco de danificar a peça e o desenho, é preciso observar e pensar antes de buscar encaixar as peças. Só dessa maneira será possível encontrar o desenho que é para a nossa vida, aquilo que nos pertence e que nos dará a realização, se fizermos diferente corremos o risco de nunca completar o quebra-cabeça ou de estragar a imagem.

Quebra cabeça de 1000 peças moldurado
A vida é como o próprio nome da brincadeira diz "quebra-cabeça", é quebrar a cabeça em cada passo que der e desafio que surgir, não é algo simples e que não necessita pensar, muito pelo contrário, se não o fizer corre o risco de perder a realização que ela pode te trazer. A vida exige de nós uma postura de quem pensa, análise, decide e é perseverante, como diz o capitão Nascimento, do Tropa de Elite, é uma estratégia. Sim, isso defini o que ela é e como devemos agir! 

Depois dessa lição que o quebra-cabeça nos deu vale a pena pensar: como está sendo minha postura diante do quebra-cabeça da minha vida? Você quebra a cabeça ou está conforme o vento te leva?

Que você complete o desenho da vida e se realize ao ver o seu quadro pronto! 






  • Share:

You Might Also Like

0 comentários