Karatê Kid: vença os seus medos!

By Juuliana Priscila - 09:30

Sessão filme
Pra quem me conhece, sabe muito bem que sou APAIXONADA por filmes, se pudesse passaria o dia inteiro fazendo só isso. Portanto, a partir de hoje início aqui no blog a sessão filmes! (Eeeeeeeeh)

O primeiro filme que será relatado aqui não está na minha lista de favoritos, o top dos tops, aliás nem gosto tanto assim deste que vou comentar, mas ao assistir novamente encontrei inúmeros ensinamentos. Hoje vamos refletir um pouco sobre o filme Karatê Kid, lançado em 2010, com Jackie Chan e Jaden Smith (filho do Will Smith).

Karatê Kid 2010
Nele é possível notar o quanto a cultura oriental tem a nos ensinar, porque se você reparar, em cada detalhe eles encontram ensinamentos e orientações para serem pessoas melhores. Posso afirmar, com toda a certeza, já que nas minhas veias corre sangue japonês, que eles são assim mesmo, grandes observadores e aprendizes da vida. Acredito que seja uma das suas melhores qualidades. Porém, não é nessa questão que quero focar, mas sim em toda jornada do Dre Parker (Jaden Smith). Por quê? Bom, porque durante todo o filme ele é perseguido e apanha muito de uns meninos "valentões" chineses, que são da sua escola, e que lutam Kung Fu. Dre sente medo sempre que passa por eles, mas mesmo assim é topetudo (rsrs'), porque mesmo com isso não deixa de enfrentá-los. Diante de tudo isso ele sente uma enorme vontade de lutar, para poder vencê-los e assim parem de atormentá-lo, e acredita que aprendendo o Kung Fu conseguirá atingir seu objetivo. Ele é um pouco teimoso e acha que tudo tem que ser do jeito dele, mas com o passar das cenas aprende e entende todos os ensinamentos que seu mestre (Jackie Chan) passa, a partir de coisas que para ele parecem bobas e pequenas.
Dre se inscreve no torneio de Kung Fu, onde também estão todos aqueles "valentões", eles pertencem a equipe mais forte. Dre consegue chegar a semifinal, surpreendendo a todos. Nesta fase, o seu oponente bate muito forte e por várias vezes em sua perna, por maldade mesmo a mando do mestre da equipe dos valentões, e por essa atitude o seu adversário é desclassificado e Dre passa para a final (tudo armado pelos "valentões" rs'). Ferido gravemente, na teoria, não teria condições de lutar mas ele pede para o seu mestre que faça uma das técnicas orientais para que consiga lutar e diz (a melhor frase do filme) "...eu preciso ir porque ainda tenho medo, quando acabar eu não quero ter mais medo". Depois desse discurso claro que o mestre o ajuda e apoia, Dre consegue ir para a luta final, ainda ferido, que é com o "chefinho" dos 'valentões", aquele que ele mais temia.
A luta empata, e no último ponto seu oponente aproveita da sua fraqueza, bate na sua perna, Dre cai e chora, após alguns segundos, se contorcendo de dor, levanta e faz um golpe que deixa o seu oponente no chão e... vence! No final, o seu adversário é quem entrega o troféu, reconhece o quanto ele foi vencedor e que mereceu.
O que a saga de Dre tem a nos ensinar hein? Conseguiu encaixar alguma situação da sua vida nessa história? Você já sentiu medo? Sabe aquela situação que te apavora e faz parecer que seu sistema nervoso é um fio cheio de eletricidade? Mesmo que você sinta a vontade de lutar o medo parece te controlar, não é mesmo? Pois é, sobre essas situações que o filme nos ensina, a superação dos medos, enfrentá-los e não deixar que nos paralise. 

Dre cai karate kid
Muitas vezes lutamos contra o nosso medo, e só nós sabemos o quanto é difícil, e vivemos como na última cena do filme. As pessoas falam que você já superou e que conseguiu, não precisa fazer mais nada, mas lá dentro você sabe que se parar o medo vai continuar te assombrando e precisa prosseguir, mesmo que esteja gravemente ferido e sem condições de ir além. Sem contar que há vezes, também, quando estamos lutando contra o nosso medo, cheios de força, algo vem e mexe ainda mais naquela ferida que já estava incomodando e você faz como o Dre, cai aos prantos, porque não acredita que estava tão perto e algo pequeno te derrubou, ou porque a dor é insuportável. Ele nos ensina que mesmo com todas essas situações contrárias e que mostram não valer a pena continuar lutando, temos que insistir, não deixar de lutar, fazer do nosso medo o motivo de prosseguir. Não permitir que nos vença, mesmo que pareça que isso já aconteceu! Como eu aprendi com a vida, dar aquilo que ninguém espera, se o medo quer te derrubar, faça o medo sentir medo de você (rs'), entendeu? Não permita que essa situação te deixe no chão ou convença de que é um perdedor, se cair levante mesmo chorando e cheio de dor, mostre que sua vontade de vencer é muito maior! 

Karatê kid 2010 luta final
Já falei aqui no blog sobre medo em vários textos, e mais uma vez a vida vem insistir para não dar atenção a eles e nos ensinar por meio de um filme como encará-lo. Então que eu e você, possamos aprender com esse filme a vencer os nossos medos, seja pequeno ou grande, nossa vontade de vencer seja maior do que ele!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários