De quem é o erro: dos políticos ou nosso?

By Juuliana Priscila - 09:00

Nos últimos tempos o foco da nação brasileira foram os políticos, o que potencializou mais foi a campanha política para a eleição 2018. Mas, independente dela, desde sempre vemos os erros daqueles que estão no poder, estão ali para nos representar. Para qualquer problema da nossa cidade ou país apontamos o dedo e julgamos que eles são corruptos e não fazem nada pela nação, entre tantas outras coisas que eu e você falamos sobre eles. 

De fato, eles com certeza erram e buscam os seus próprios interesses, tornaram a política uma verdadeira politicagem, transformando um setor tão bonito em algo tão imundo. Mas ao ver a imagem da placa que está neste texto me questionei: até que ponto o erro é só deles? Só eles são os culpados? Neste caso, o erro é da prefeitura ou da população? Foi o político que depredou essa placa ou que suja a cidade (algumas vezes sim)? Mas e quanto a nós? Somos tão limpos a ponto de dar lição de moral a eles que nos "representam".

Quantas vezes as enchentes acontecem por irresponsabilidade nossa, porque jogamos papel no chão ou nem temos um local adequado para fazer descarte? Quantas vezes vandalizam os muros e praças, nem ao menos denunciamos, fingimos que nem vemos? Quantas vezes passamos no farol vermelho por que estamos com pressa ou estacionamos em local proibido? Quantas vezes sonegamos impostos e damos nosso jeitinho brasileiro para ganhar mais? Quantas vezes uso meus dons para que os outros façam o que eu quero e acredito? ... Exemplo é o que não falta.

Acredito que este novo tempo os políticos precisam tomar uma postura diferente, mas nós também precisamos acordar e reconhecer onde estão os meus erros, nas pequenas coisas. Passou da hora de nós tomarmos vergonha na cara e buscarmos mudar as nossas atitudes. Passou da hora de pararmos de reclamar e fazer a nossa parte como cidadão. Passou da hora de proteger o que é certo e denunciar o que é errado, de lutar contra tudo que fará mal a sociedade. Passou da hora de não ficarmos fazendo textão nas redes sociais e fazer o que escrevemos.

Os políticos estão ali nos representando e muitos representam muito bem os nossos defeitos, muitos ali mostram o quanto nossa sociedade não liga pra nada, a não ser para o que é do seu interesse, e ama o jeitinho brasileiro. Eles erram sim, mas sejamos maduros o suficiente para assumir nossos erros e buscar consertá-los.

Para que nosso país melhore a mudança precisa acontecer me mim e assim reflita no outro, se cada uma fizesse a sua parte sem apontar para o outro, as coisas estariam melhores.

Quer mudança? Seja a mudança! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários