O dedo na tomada

By Juuliana Priscila - 09:30

Toda criança quando observa um tomada sente uma vontade de colocar o seu dedinho nos buracos só para saber o que vai acontecer e só de ameaçar ouve alguém falando "Não! Vai fazer dodói!". Quem nunca viveu isso hein? Acredito que todos (ou quase todos né? rs')! Essa situação tão simples e cotidiana vai ilustrar o texto de hoje! 

Depois da "bronca" que recebem ao levantar o dedinho para colocar na tomada as crianças nem sempre tem as mesmas atitudes, isso é óbvio porque nem todos são iguais. Há algumas crianças que mesmo depois de alertas elas olham para a tomada pensam e insistem em ir com o dedinho, levam bronca de novo e "param", na realidade esperam o adulto se distrair só para ir lá e matar a sua curiosidade que muitas vezes é maior do que o seu medo ou a obediência a quem alertou. Este caso define como é uma pessoa teimosa.

Quantas vezes eu e você somos assim hein? Você mira em algo ou situação e vai para tentar alcançar então a vida, de alguma maneira, vem te alertar e mostrar que isso vai te ferir ou que não é para você. Você olha para ela ouve mas logo depois olhar para aquilo que almejou e pensa "Cara, mas eu quero saber onde vai dar" e novamente pensa em ir, a vida vem e de novo te alerta. Então, você muito "esperto" espera mais um momento e pensa em várias estratégias quando encontra insiste em ir ao encontro. Só que assim como a criança o que acontece? Sim você leva um choque, aquilo que te alertaram acontece. Existe algumas pessoas que ainda sim insistem porque acham que uma hora o choque vai parar e aquilo que imaginaram vai acontecer.

Quantas vezes eu e você fomos teimosos diante de tantas situações que já sabíamos onde ia dar? Não sei você, mas eu MUITAS. Uma das minhas limitações é ser "teimosa", já me quebrei tanto a cara com isso. Eu queria dar a minha cara a tapa, eu queria ver no que ia dar e não dei crédito ao que pressenti e nem aos conselhos. O pior era quando eu cismava em dizer que não era teimosa mas persistente. Algumas vezes fazemos essa pequena confusão na caixola, então vamos a raiz dessas duas palavras! 

Segundo o dicionário TEIMOSIA é o contrário de obediência e mansidão, vem do verbo TEIMAR que significa insistir e ter apego obstinado as próprias idéias, gostos e etc. Muitos acreditam que o teimosia é a mesma coisa que ser persistente, mas não é verdade. A diferença entre elas, mesmo que tenham significados parecidos, é que persistir está ligado a perseverar e ser constante naquilo que você acredita ser o certo e o melhor, de maneira positiva, com fé e certeza de sucesso. A teimosia está ligada também na persistência mas ela acontece de maneira negativa,  a um capricho, a uma pirraça, a uma necessidade de autoafirmação, que geralmente leva ao sofrimento e à ruína.

Viu como elas não são as mesma coisa? Utilizamos muitas "artimanhas" para justificar os nossos erros e mostrar que estamos certos, bando de bobo (rs'). Não percebemos que isso nos faz mal e não permiti vencer. Precisamos aprender a transformar nossa teimosia em persistência, alias algo que aprendi nessa vida é que nossos maiores "defeitos" podem ser transformados em grandes qualidades, eles as escondem. Mas como isso é possível? Quando a vida nos alertar precisamos analisar toda a situação e o que ela nos mostrou, para então tomar uma atitude. Vamos pegar o significado da palavra teimosia, precisamos, nessas situações, tentar olhar de fora e perceber se aquilo do qual queremos insistir é porque estamos apegados ao nosso EU, ideia, achismos e outros, analisar se ao final teremos uma ruína ou um sucesso. Se tiver muda-se as estratégias ou o foco, na vida temos que assumir a hora de saber mudar o rumo, para a nossa própria felicidade.

Não entendeu? Vou ilustrar com o exemplo de hoje, o alerta que fizeram a criança era para ela não colocar o dedo mas ela não poderia plugar algum aparelho para entender a função daqueles buraquinhos? Sim, se ela esperasse um pouco poderia ver um adulto fazendo exatamente isso, e teria um ótimo resultado e não se machucaria. A mesma coisa acontece comigo e com você, às vezes focamos em alguma coisa ai a vida vem e alerta, como eu disse, ao invés de esmiuçar o que a vida disse entendemos outras coisa, nosso ego mimado se inflama, e perdemos a oportunidade de entender que algumas coisas que focamos precisam ser moldadas para encontrar o que realmente nos fará. Um exemplo cotidiano, muitas vezes você foca em uma empresa e quer trabalhar nela, mas lá você não será feliz e capaz de sofrer muito, a vida te avisa então você resolve ouvi-la mas analisa tudo e entende que o seu foco precisa ser no mercado em que aquela empresa está inserida e não nela. Entendeu? 

Ás vezes aquilo que focamos muito não é o resultado final mas as dicas de como chegar no resultado que nos dará o verdadeiro sucesso e realização! O que precisa é pararmos para analisar os detalhes da vida e ter discernimento nas nossas escolhas! 

Que a partir desse dia, eu e você, busquemos transformar nossa teimosia em persistência! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários