Vocês querem arrumar o mundo, mas não arrumam o próprio guarda-roupa!
By Juuliana Priscila - 09:00
Pois é, foi isso que eu ouvi esses dias: "Os jovens querem arrumar o mundo, mas não limpam o próprio guarda roupa”. Quando eu ouvi isso foi como se tivesse levado um soco na boca do estômago e a cabecinha começou a pensar se isso realmente é verdade.
Pensei, quase queimei meus neurônios (rs') e cheguei a conclusão que de fato isso, infelizmente, é verdade. Nós, jovens, queremos mudar tudo e todos que estão a nossa volta, temos a vontade e a “inteligência” de encontrar a solução para os problemas do mundo inteiro, mas na hora que precisamos arrumar nosso quarto, guarda-roupa ou ajudar a nossa mão arrumar a casa, MISERICÓRDIA! Não temos força, tempo, vontade e assim vai o número de desculpas que damos para nós e os outros, não é mesmo?! Temos tanto tempo de ficar HORAS nas redes sociais papeando ou expressando nossa opinião cheia da razão, mas não temos tempo de olhar para o lado e ouvir o outro. Temos tempo para assistir inúmeras séries na Netflix e no videogame, mas não ajudamos nossos pais a passar de fase e de temporadas nas situações de nossas casas.
Uma pequena observação: não estou dizendo aqui, temos sempre que explicar isso (rs'), que tudo isso é ruim e devemos largar. Não! Eu sou muito fã de todas essas coisas e elas são boas, além de nos divertir. O que estou querendo dizer aqui é que isso não pode nos tirar da realidade, nos isolar ou controlar o nosso ser. Quem é a máquina: você ou essas ferramentas? O ser racional: é você ou tudo isso?
Como já disse, essa semana aqui, queremos fazer grandes coisas mas não temos pique para começar as pequenas, como vamos suportar mudar o mundo cara? Sabia que o mundo pesa e que mudá-lo não é tão simples quanto pensamos? Se você não aguenta lavar uma louça como vai limpar a maldade no mundo? Não aguenta mano!
Se olharmos bem para a nossa atual realidade, nós jovens não estamos aguentando nada! Quantos de nós começamos e paramos ou quando o calo aperta, um sofrimento começa a surgir, largamos e já não tem mais importância? Muitoooss! O que mais se tem é isso! Infelizmente, nos tornamos jovens de papas na língua e atitudes vazias. Somos ótimos para montar discursos na internet mas péssimos para argumentar com as lutas do nosso dia a dia.
Ás vezes olho para tudo o que meus pais, e outras pessoas mais velhas, fazem e penso: como eles aguentam? Como suportam passar por tudo isso e ainda permanecer de pé? Na boa, tenta fazer metade do que eles fazem, acabaremos mortos de cansaço no sofá e murmurando ainda por cima. Mas quer saber por que e como eles aguentam? Olha para a história deles, quantos deles sofreram na infância e adolescência? Tiveram que penar para ajudar em casa e ter uma vida digna. Quantos trabalharam na roça, deram duro em casa e etc? Sabe tudo isso? Preparou eles para suportar o que hoje eles vivem, e se você perguntar para muitos deles isso nem é muita coisa perto do que já passaram.
É por isso que não suportamos tanta coisa, porque não nos preparamos com as pequenas, não deixamos que elas nos faça forte. É por isso que de NADA adianta querermos mudar o mundo se não mudamos a nós mesmos. A mudança do mundo começa em cada um demais, esse é o clichê mais manjado que conheço, porém o mais real.
Então, se você é jovem, como eu (sim, também entro nessa roda aí), começa a levantar do sofá e arrumar o que te rodeia, arrume a bagunça do seu quarto ou do seu guarda roupa, para só então seguir o impulso para mudar o mundo. Porque se fizer o contrário seu planos quebrarão rápido, sabe por quê? Porque não houve preparação, não malhou o lombo (como dizem. Rs').
0 comentários