Ele só pede "Não tenhais medo" #VidaDeCristão

By Juuliana Priscila - 09:00

Então, vamos começar a semana com a Palavra de Deus? Hoje vamos meditar com a passagem de João 6, 16 -21.

Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

Existem inúmeras passagens em que os discípulos estão no mar, principalmente, quando ele está agitado e com fortes ventos ou tempestade, não é mesmo? E na maioria desses relatos o que Jesus mais diz a eles? Não tenhais medo! E como é difícil não ter medo quando o mar da nossa vida começa a ter ventos fortes, tempestades ou estar muito agitado, não é mesmo? Mas se repararmos bem, todas os momentos que Jesus disse essa pequena frase, seja nas passagens em que eles estão no mar ou em outras, as coisas aconteceram. Ou seja, o medo nos paralisa e impede de chegar a onde Deus quer. 

Nesta passagem em especial, que eu raramente lembro, os discípulos não só entram no mar com a barca mas enfrentam o mar por mais alguns quilômetros, e o medo que eles sentem não é dessa situação, mas por verem Jesus. Ao ler isso podemos pensar: Meu, que nada a ver ter medo de Jesus?! Mas até mesmo nós que o conhecemos temos medo Dele ou daquilo que Ele nos propõe, isso não acontece só com os que não tiveram o seu encontro com Ele. Talvez isso aconteça porque tocamos algo que para a nossa sabedoria humana seja difícil de entender, assim como foi para os discípulos ver Jesus andando sobre as águas. 

Quantas vezes estamos lá em momentos tão difíceis, mas quando Jesus se apresenta ou nos mostra algo sobre uma determinada situação, ficamos estáticos e não sabemos como lidar, não temos aquela segurança visível. Muitas vezes o que Jesus nos apresenta é algo que não podemos entender como acontecerá e que nos desafia. Ás vezes é assumir uma coordenação ou tomar uma atitude diferente, para nós não há lógica. Porém, não entendemos que o fato de Jesus vir até nós ou propor certas coisas que são "incompreensível a nossos olhos", andando sobre ás águas, é porque Ele quer nos orientar e que algo bom tem nisso. Um motivo Ele tem. Talvez porque assim chegaremos ao destino mais rápido, como foi com os discípulos. Independente do que seja precisamos confiar naquilo que vem Dele.

Quando nos deparamos com o medo há duas reações que podemos ter: enfrentar ou fugir. Quando Jesus vem ao seu encontro ou lhe apresenta algumas situações você enfrenta ou foge? No caso dos discípulos eles enfrentaram, tanto que quiseram trazer Jesus para o barco. Mas nem foi preciso Jesus entrar no barco, mas sim de que eles o ouvissem e tivessem o desejo de que Ele adentrasse na barca, apenas isso fez com que eles chegassem ao seu destino. 

Jesus, com a frase "Sou eu. Não tenhais medo" quer dizer para nos enfrentarmos, nos abrirmos a Ele para que assim cheguemos imediatamente ao lugar certo. Basta apenas abrirmos o nosso coração para Ele que tudo mais Ele fará. Aceitar sua palavra e orientação já é o suficiente para não nos perdermos ou nos cansarmos em ficar remando até o nosso destino. 

Então, se Jesus está ai na frente do barco da sua vida não tenha medo e deixe que Ele te leve ao lugar que quer ir. Com Jesus tudo podemos conseguir. Com Ele nada é impossível, mesmo que haja ventos ou mar agitado, para Ele tudo é possível! 



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários