O que aprendi com o Capitão Nascimento?

By Juuliana Priscila - 09:30

Capitão Nascimento Tropa de Elite
Se você me acompanha no instagram ou no Facebook já deve ter visto, várias vezes por sinal, o quanto eu amo o filme Tropa de Elite. De modo especial a segunda parte que trata sobre o sistema da política. Não só por se tratar de um filme cheio de ação mas por ser ousado em tocar nas feridas dos corruptos do  país, o diretor José Padilha ousou demais e descreveu muito bem o que vivemos aqui. Além disso, sou muito fã do trabalho do Wagner Moura que parece ter nascido para esse personagem.

Tropa de Elite 2
Porém hoje não vou falar do foco central do segundo filme, mas sim de algo que notei nesta semana em que estava assistindo, de novo(rs'). Após a ação do BOPE no presídio a vida do Capitão muda e novos conflitos surgem, neste momento ele diz a seguinte frase: "Eu devia ficar deprimido mas não fiquei. Meus problemas pessoais não podiam ser maior do que minha missão... Exorcizei meus demônios na segurança pública do Rio de Janeiro...". Ao ouvir isso foi como se o o filme mostrasse ali como devemos nos portar diante dos problemas da vida.

Como assim Ju? Bom, desde pequena aprendi, não sei com quem ou o que, diante dos problemas e dores que surgem na vida não posso fazer com que elas me derrubem mas que devo fazer com que elas sejam a motivação que preciso para continuar caminhando, como se fossem degraus para alcançar o que preciso. E é exatamente o que o Capitão Nascimento, no tropa de elite 2, faz! Ele une tudo aquilo que o machuca e revolta, e transforma em combustível para lutar contra um gigante um maior (ficou um pouco redundante.rs')  e para benefício daqueles que estavam a mercê do sistema. 

Ele tem momentos de cansaço e fraqueza? Ah tem sim! Porém busca força e motivos naquilo que vem contra ele, isso que alimenta a sua vontade de prosseguir. Aliás, ele ilustra bem o que minha mãe me ensinou "não dê aquilo que os outros esperam. Faça aquilo que ninguém imagina.", quando eu estou mal ou cansada lembro disso e busco surpreender não só o outros mas, muito mais, as situações que surgem. Se quer me derrubar, eu vou me manter de pé, se quer me levantar vou estar de pé e desfilando.

Cena do tropa de elite 2
Se todos nós fizéssemos isso, canalizar nossos problemas e dores, exorcizar os "demônios" de nossa vida em algum tipo de "missão" e não alimentá-los com aquilo que eles esperam, o mundo seria melhor e com menos "mimimi", vitimismo.

Então, quando, em algum momento sa sua vida, surgir situações que querem te derrubar faça delas o motivo para continuar. Como diz o Capitão Nascimento "Se for para cair parceiro, vou cair atirando." 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários