A mentira do "você merece ser feliz!"

By Juuliana Priscila - 17:02


Talvez, ao ler o título, você tenha se assustado um pouquinho. Tipo: Jú, como assim mentira? Tá dizendo que eu não mereço ser feliz? Opa! Epa! Não foi isso que eu disse (rs'). Então vou explicar, vamos lá! 

É óbvio que eu e você merecemos, fora que precisamos, ser feliz. Nascemos para isso, para a felicidade! Mas isso não quer dizer que para alcançarmos ou vivermos assim não teremos problemas, dores ou lutas. Ser feliz não é a ausência de todas essas coisas. Só que esquecemos disso e imaginamos que a felicidade vem cheio de purpurina! Pois é, nós fantasiamos, e nessas acabamos com a oportunidade, real, de ser feliz.

Dizermos para nós mesmos ou para os outros (fazemos muito isso) "você merece ser feliz" é uma verdade, mas não quando falamos isso diante de uma dor, lágrima, problema, tristeza ou qualquer outro fato que não traga paz ao nosso coração ou vida. Quando soltamos essa frase, nesses tipos de situações, é sim uma mentira, porque é como afirmar de que a pessoa não merece ou não precisa passar por aquilo. Só que, nada nessa vida é por acaso, e esquecemos disso. A situação de dor pode ter sido por uma escolha errada que a pessoa fez, por ela não saber lidar com a situação, para acontecer uma transformação ou trazer uma lição, enfim, não sabemos. Não somos Deus para saber o que gerou e onde aquilo quer levar. 

Dizer isso, nessas situações, é como enganar a pessoa que ouve. Porque ela pode entender, e muitas vezes essa é a nossa intenção, de que deve largar tudo ou romper com aquela dor. Dizer "você merece ser feliz" é a mesma coisa que "não vale a pena continuar lutando por isso". Porém, como eu já falei, quem sou eu e você para saber se vale ou não? Quantas pessoas depois de GRANDES LUTAS, das quais ninguém acreditava, continuaram e conseguiram uma vitória que calou a boca de muitos? Eu, conheço várias! 

Sim, muitas vezes, usamos dessa frase porque não sabemos mais o que dizer para quem nos conta uma situação complicada, não analisamos o todo ou porque queremos acabar com a dor da pessoa. Ou, pior ainda, falamos para o assunto acabar logo. Só esquecemos que podemos cooperar em decisões erradas, como dizem "colocando lenha na fogueira". Por isso, quando passarmos por isso , antes de usar essa frase clichê, falando sem o seu real sentido, possamos pensar bem e analisar o todo e, só então, opinar como pessoas sábias. Se não encontrarmos um bom conselho então que nossa boca se feche e nossos braços se abram para acolher a dor do outro.

Possamos lembrar de que SIM MERECEMOS E SOMOS FEITOS PARA SER FELIZ, mas que nos momentos difíceis eu não sou a vítima, a vida não está contra mim e preciso aprender a enxergar que nessas dores há um ensinamento e uma transformação para eu alcançar a verdadeira felicidade.

Ontem nós meditamos sobre isso? Lembra? Não lembra ou não leu? Sem problema, clica aqui e veja o que é ser feliz, sem as fantasias que as pessoas insistem em colocar em nossas mentes. E como eu amo dizer:  SEJA FELIZ!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários