Edição Natalina: o sentido do Natal!

By Juuliana Priscila - 09:30

Acredito que nenhuma das publicações feitas aqui sobre o Natal fará sentido se não entendermos o que essa data tão comentada e especial (para muitos) realmente significa. Se você é leitor assíduo do blog sabe a minha "fixação" (rs') em saber o significado e os porquês das coisas, certo? Pois é, então vamos adentrar mais nesse assunto?


Natal a festa cristã
O Natal é uma festa cristã, como diz aquela música "Então é natal" da cantora Simone (antigo hein. rs'), onde celebra-se o nascimento de Jesus Cristo. Acontece anualmente no dia 25 de dezembro, e no dia 07 de janeiro para os cristãos ortodoxos. Antes, deixou claro que não se sabe ao certo a real data do dia em que Jesus nasceu, há muitas especulações mas certeza não há, até porque houve muitas trocas de calendário o que ficou mais difícil de determinar. Trata-se de uma data de uma data simbólica determinada pela igreja diante de muitos estudos que a mesma fez, ok? Digo isso porque já me questionaram várias vezes sobre essa questão. Já deixo um adendo neste parágrafo de que há muitos sites com diversas questões que não são de fontes seguras e que questionam muitas coisas, portanto tome cuidado ao pesquisar sobre o significado do Natal, se quiser saber a visão da Igreja sobre essa data procure nos documentos da mesma ou em seu site.

É uma celebração onde reconhecemos o quanto Deus é bom, isso porque teve misericórdia de nós e enviou o seu próprio Filho para nos salvar. Demonstrando-nos que deseja que tenhamos uma vida totalmente nova a partir de Jesus, que nos ensina e é canal entre o céu e a terra, não há mais distante entre nós e o Criador. Uma promessa que Deus cumpriu e um presente vindo do céu para nos trazer alegria, esperança e, claro, a salvação. É possível viver bem e entender o seu sentido em cada símbolo tradicional que o Natal carrega, estes que por sua vez não são a essência desta comemoração mas são como setas que apontam para o centro e a verdadeira essência deste dia tão importante. 

Natal como comemoração universal
Com o tempo essa data tão especial para os cristãos também passou a ser vivida e comemorada por aqueles que não acreditam em Deus ou possui crenças diferentes, por diversos motivos ela se tornou uma comemoração "universal". De acordo com o seu entendimento e interesse o Natal se tornou para uns apenas mais uma festa para beber, gastar dinheiro, lucrar mais e tantas outras coisas que sabemos muito bem, e muitas vezes nos revolta. Acredito que muitos desses exemplos citados acabaram sufocando o verdadeiro sentido o Natal e tentando ofuscar o brilho do mesmo, talvez por isso tantos, quando a data se aproxima, se sentem tristes ou até mesmo revoltados porque não encontram sentido na festa, e se forem buscar nessas coisas não encontraram mesmo porque são vazios e não preenche aquilo que nos falta. 

Muitos cristãos caíram nesse pensamento de que o Natal é apenas uma troca de presentes ou qualquer outra coisa, mas tiraram o centro a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, por isso estão sem vontade nenhuma de celebrar e até mesmo cuidar dos preparativos deste grande dia. Na mente de todo cristão essa data deve ser encarada como a grande festa do Rei dos Reis, aquele que veio só por e para nós, a luz em meio as trevas e que problema ou dor são capazes de serem maiores do que Ele ou esse presente dado por Deus. Se você é cristão e está sem vontade nenhuma de comemorar essa data ou de se reunir com sua família é porque precisa voltar ao verdadeiro sentido do Natal! 

Família unida no Natal
Mesmo que você não seja cristão e não acredite nisso que nós professamos mas chega nessa época do ano, ao invés de estar alegre, está triste eu convido você a refletir um pouco sobre essa data de uma maneira diferente. Sabe quando escolhemos um dia para refletir e ter atitudes diferentes, como se fosse um start para ser alguém melhor? Então, faça do Natal esse dia, já que muitos ficarão em casa e vão se reunir que o seu Natal seja o momento não de você murmurar, ficar triste ou só ver o lado ruim das coisas mas seja um dia escolhido por você para ser aquele em que vai renovar alguma coisa na sua vida e que encontrará alguma questão que precise mudar tanto para o seu bem quanto para os outros. Não caia na enganação de que o Natal serve só para gastar dinheiro, beber e outras coisas que só nos sugam e não trazem nada de bom, ele é um dia para se viver da melhor maneira possível e encontrar a alegria, mesmo que por um único dia, mesmo em meio a tantas coisas ruins.

Quero encerrar essa reflexão com um vídeo maravilhoso que me mostraram há muito tempo atrás, pena eu não lembrar a pessoa que me mandou, que ilustra muito bem o verdadeiro significado do Natal e todas às vezes que eu assisto é como se uma luz de alegria invadisse o meu coração e mostrasse que o Natal não é o que os outros falam. Talvez você já tenha até assistido porque é um vídeo famoso, vamos assisti-lo? 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários